Classificados

VÍDEOS

LIVE SOLIDÁRIA BANDA TUNA
Agrosoles - Bombeamento de Água por Energia Solar

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

23/09/2018

Museu do Sol abre exposição “Primavera de Ernesto Cavallin”

Imagem/José Valentim da Silva Filho
Detalhes Not�cia
Monitoria também é realizada com alunos de escolas sobre a exposição “Primavera de Ernesto Cavallin”

DA REDAÇÃO

Privilegiando as pinturas de óleo sobre a tela que descrevem cenas campestres repletas de flores, o Museu do Sol inaugurou, nesta sexta-feira (21), a exposição “Primavera de Ernesto Cavallin”. A mostra, com pelo menos 35 obras, faz parte da 12º Primavera dos Museus do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). 
Ernesto Cavallin é um autêntico pintor italiano ingênuo, completamente autodidata, que conseguiu dar à construção pictórica um momento fantástico e uma perfeição da imagem. Para alguns críticos, como o Prof. Bruno Baroso, as paisagens de Cavallin com muitas flores parecem ser extraídas de um diário de um menino. Já o crítico de arte italiano Paolo Rizzi, explica que Cavallin nos oferece uns parênteses de tranquilidade: “na frente de seus quadros nossa mente descansa; os nervos se relaxam. A fantasia corre lentamente como um inseto levemente embriagado pelo néctar de mil e mil flores”. 
Na ocasião da reinauguração do Museu do Sol, em 1980, em Penápolis, o pintor teve uma participação especial. Desde então, Cavallin passou a vir regularmente ao Brasil e, em muitas das ocasiões, passava uma temporada pintando na cidade, sendo hóspede da família de Celso Egreja. Para a diretora do Museu do Sol, Elizabeth Bergner, a paleta de Cavallin é constituída por tons ensolarados, azuis suaves, laranjas, amarelos, verdes claros e rosas. “Vez ou outra o esfumaçado da neblina matutina aparece em suas criações”, explica. 

IBRAM
O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), eventualmente promovo junto aos museus do Brasil que promovem ações culturais em suas unidades com o mote “Primavera dos Museus”, objetivando a promoção de suas coleções e o envolvimento com o seu público. Com o tema “Celebrando a Educação em Museus” propõe uma reflexão sobre uma das principais funções do museu: educar e contribuir no despertar de interesse para diferentes áreas do conhecimento, a vida em sociedade, a importância das memórias e o valor do patrimônio cultural musealizado. Nesta temporada contará com a participação de 900 instituições, somando mais de 2.787 eventos em todo o país. 

Serviço
O Museu do Sol de Penápolis fica na Avenida Rui Barbosa, 798. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. O telefone é (18) 3652-0590. A exposição “Primavera de Ernesto Cavallin” ficará exposta até 21 de novembro.

(AI/Museu do Sol)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2021 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade