Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

25/08/2019

Museu do Sol abre exposição "Irmão Sol, Irmã Lua" sobre São Francisco de Assis

Imagem/Divulgação
Detalhes Notícia
Obras de artistas sobre São Francisco de Assis estarão expostas a partir de amanhã no Museu do Sol de Penápolis

DA REDAÇÃO

O Museu do Sol abre nesta segunda-feira (26), a exposição ‘Irmão Sol, Irmã Lua’ sobre São Francisco de Assis. Uma homenagem profana que a cidade presta ao seu padroeiro – cujo nome também foi atribuído ao Santuário penapolense, um dos raros no Brasil com o nome do Santo de Assis, na Itália. 
De acordo com o diretor da Instituição, Joaquim Alberto Fernandes, o Beto, a exposição contará com parte das obras em pintura e esculturas do acervo permanente do Museu de São Francisco. 
“São obras que estão há 37 anos no acervo, mas, que por não possuir um prédio próprio não estão expostas. Elas, além de estarem guardadas no reserva técnica, estão catalogadas e tombadas no acervo do Museu de São Francisco”, explica. 
Para a exposição, Beto explica que foi confeccionada uma cenografia temática. “Trabalhamos em cima do tema religioso, trazendo a vivência, por exemplo, de São Francisco com Santa Clara”, salienta. 
A exposição ‘Irmão Sol, Irmã Lua’ sobre São Francisco de Assis, contará com 18 pinturas, sete esculturas do acervo permanente e cinco outras esculturas de acervo e ficará aberta até o dia 31 de outubro. A entrada é gratuita.

Museu de São Francisco 
Segundo Beto, a ideia de se criar o Museu de São Francisco surgiu em 1980, após consultar os artistas convidados, durante a realização do IV Salão de Artes Plásticas. 
“Na ocasião, o então pároco Frei Cirilo Bergamasco, em palestra mantida com o presidente da Funarpe [Fundação de Artes de Penápolis] sugeriu a ideia, que logo foi aceita”, explica. 
Em 1982, durante as comemorações litúrgico-religiosas pelo 8º centenário de São Francisco de Assis, diversos artistas brasileiros, convidados, elaboraram seus trabalhos em pintura, escultura, desenho, gravura e artesanato e as doaram à Funarpe para compor o acervo do Museu. 
“O Museu é composto de um acervo que tem como tema um motivo único, a vida e a obra de São Francisco de Assis, ou seja, São Francisco, o místico; São Francisco e o Irmão Sol; São Francisco e a Irmã Lua; São Francisco e a Natureza; São Francisco e as Aves; São Francisco e os Peixes”, diz Beto.

Manhã no Museu 
Dentro das festividades de São Francisco de Assis, no dia 4 de outubro (dia do padroeiro), o Museu do Sol abre suas portas e realiza a atividade ‘Manhã no Museu’ com venda de artesanatos, bolachas e doces. O encontro será das 9h às 13h.

Serviço
O Museu do Sol está localizado na Avenida Rui Barbosa, nº 798 e funciona de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. Informações nos telefones (18) 3652 0590 e 3652 7851, e ou enviar e-mail para: museudosol@museudosol.art.br .

(AI/Museu do Sol)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade