Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

02/06/2019

Museu do Sol abre exposição "5x10" com obras doadas pelo Itaú Cultural

Imagem/Divulgação
Detalhes Notícia
Exposição “5x10” tem início nesta segunda-feira (03) no Museu do Sol de Penápolis

DA REDAÇÃO

O Museu do Sol, administrado pela Fundação de Arte de Penápolis (Funarpe) abre nesta segunda-feira, 3 de junho, a exposição “5x10”, com obras doadas pelo Instituto Itaú Cultural de São Paulo em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus - Ibram.
A mostra conta com 10 obras de pintura e gravuras de cinco artistas brasileiros: Barbara Xumaia, Dila, Henry Vitor, José Sabóia e Inos Corradin. A exposição foi a última idealizada pela Diretora Elizabeth Bergner e segundo o monitor Joaquim Alberto Fernandes as obras já foram tombadas ao acervo do Museu.
O processo teve início em meados de 2018, quando o Ibram comunicou a Funarpe que o Museu do Sol e o Museu de São Francisco poderiam escolher obras que estavam sendo disponibilizadas pelo Itaú Cultural. A Diretora Elizabeth enviou relação de 16 obras que dialogavam com o acervo de Arte Naïf. 
Destas foram doadas nove para o Museu do Sol e uma para o Museu de São Francisco, obras essas que o Museu do Sol apresenta à comunidade na exposição 5x10. 
Joaquim Fernandes esclareceu que o termo de doação foi assinado em dezembro de 2018 e as obras foram recebidas em março desse ano. 
A exposição “5x10” ficará aberta até o dia 16 de agosto e a entrada é gratuita.

Museu
O Museu do Sol é o primeiro museu de Arte Naïf da América Latina e foi fundada pela artista Iracema Arditi em 1972 em São Paulo. Já em 1978 teve a sua transferência para Penápolis.
O espaço é destinado a documentar, preservar e promover exclusivamente a arte ingênua brasileira. Atualmente conta com 416 tombamentos em pinturas, esculturas, desenhos, gravuras, entalhes e objetos. O Museu possui a coleção mais representativa da Arte Naïf do Brasil.
Além disso, mantém há mais de 30 anos, ateliê de criação artística atendendo pessoas de diversas idades em sessões semanais, sendo que à iniciativa promove a obra de pintores da cidade e região, bem como, aproxima o público da arte.
A coleção do Museu do Sol foi a primeira do gênero, formada no Brasil, e desde sua fundação recebe continuada visitação. O museu realiza exposições periódicas, palestras e oficinas culturais, bem como, coleta, documenta e promove o gênero primitivo de arte.
O Museu localiza-se na Avenida Rui Barbosa, nº 798 e funciona de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. Informações nos telefones (18) 3652-0590 e 3652-7851, ou enviar e-mail para: museudosol@museudosol.art.br.

(AI/MS)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade