Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

19/08/2014

Museu do Sol é reaberto à comunidade

Secom-PMP
Detalhes Notícia
Após cerimônia, os presentes puderam conferir a exposição de Arte Naif do Museu do Sol

Lembranças saudosas carregadas de muita emoção tomaram conta do discurso das autoridades na cerimônia de reabertura do Museu do Sol, que aconteceu na noite da última sexta-feira, 15, prestigiada pela comunidade artística, professores e demais amantes da arte e da cultura.
O Museu de arte Naif, ou arte primitiva, esteve fechado nos últimos três anos por enfrentar dificuldades financeiras para manutenção do prédio histórico. A Prefeitura de Penápolis e a Funarpe (Fundação de Artes de Penápolis) promoveram obras de reforma e restauração do prédio, para devolvê-lo à comunidade. 
Participaram do cerimonial o prefeito Célio de Oliveira; o vice Ricardo Castilho; o presidente da Câmara de Vereadores, Caíque Rossi; o secretário municipal de Cultura, Luiz Colevatti e a curadora do Museu do Sol, Elizabeth Bergner. 
Durante seu pronunciamento, o prefeito Célio de Oliveira disse estar satisfeito com a reabertura do Museu do Sol, o primeiro museu de arte primitiva da América Latina. “Foi um compromisso assumido ainda em campanha, fez parte do plano de governo e que conseguimos cumprir, entregando esse importante patrimônio para a comunidade penapolense, da região e do país”, disse. 
O prefeito Célio ainda destacou a parceria entre as secretarias municipais para a restauração do Museu do Sol: a Secretaria de Cultura, inicialmente com o saudoso Maurílio Galoppi, artista da cidade, depois dando sequência a seu trabalho, o atual secretário, Luiz Colevatti; a Secretaria de Educação por meio do secretário o professor José Carlos Pansonato Alves, e a Secretaria de Obras, comandada pelo arquiteto e também artista plástico, Reinaldo Morás. 
“Quero agradecer o empenho de todos para a reabertura do Museu do Sol; e também destacar a liderança da curadora Beth Oberg que sempre batalhou pela reabertura desse espaço à comunidade, pessoa indispensável para a cultura da cidade, que cobrou, incentivou e as coisas aconteceram com a parceria do poder público”, afirmou. Após a cerimônia, todos os presentes foram convidados a conferir as novas instalações do Museu do Sol e a exposição de arte naif. 

Visitação 
De acordo com a curadora do Museu do Sol, Beth Bergner, inicialmente o espaço é reaberto ao público para visitação de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. “Em breve voltaremos a atender a comunidade também com as atividades do ateliê com arte-educadora”, anunciou. 
Atualmente, o Museu do Sol possui uma gestão compartilhada entre a Funarpe e a Prefeitura, que por meio da Secretaria de Educação, cede funcionários como Professora de Artes, Arte Educadora e Auxiliar de Serviços Gerais, que atuam para o desenvolvimento de suas atividades. Além disso, o município mantém o fornecimento periódico de material de limpeza e efetua o pagamento das despesas de água, energia elétrica e telefone. O Museu do Sol fica localizado na Avenida Rui Barbosa, 798, centro. O telefone (18)3652-0590. 

Museus
A reabertura do Museu do Sol também marcou o início da 1ª Semana de Museus de Penápolis que acontece de 18 a 24 de agosto, com diversas atrações gratuitas para o público, na Praça 9 de Julho. 
Na quarta-feira, 20, a Prefeitura de Penápolis também reabrirá o Museu Histórico de Pedagógico “Memorialista Gláucia Maria de Castilho Muçouçah Brandão”, após obras de revitalização. E na sexta-feira, 22, quando é comemorado o Dia do Folclore, haverá homenagem aos 40 anos do Museu de Folclore de Penápolis, com apresentações de grupos folclóricos de Olímpia. 

 

Conheça a origem do Museu do Sol 

Em 1972, a artista Iracema Arditi fundou em São Paulo o primeiro Museu de Arte Naif da América do Sul, chamado de Museu do Sol. Este museu foi composto de acervo representado por grandes artistas naifs brasileiros e estrangeiros. Em 1978, por iniciativa da fundadora, o Museu do Sol foi transferido para a Fundação das Artes de Penápolis e instalado no antigo prédio do Clube Penapolense, construído em 1925. 
A coleção do Museu do Sol (obras tombadas e catalogadas) é exclusivamente de arte Naif, sendo a primeira coleção do gênero a ser formada na América Latina.  
Pinturas, desenhos, xilogravuras, esculturas e entalhes podem ser apreciados pelo visitante do Museu do Sol, compondo o panorama da Arte do Gênero Naif no Brasil. 

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade