Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

20/04/2010

Museu do Folclore passa atender em novo endereço

A Secretaria Municipal de Cultura informa que a partir dessa semana, o Museu do Folclore reabre suas portas aos visitantes, só que em outro endereço, em um imóvel localizado na avenida Antônio Define, 857 (local que já foi ocupado pelo Museu Histórico). De acordo com o secretário municipal de Cultura, Joaquim Alberto Fernandes, o Museu do Folclore estava fechado desde o final do ano passado, devido às obras de reforma que serão feitas em sua sede própria, localizada na Praça 9 de Julho. “Como o prédio não estava em condições de abrigar o acervo do Museu do Folclore, nem receber os visitantes, decidimos transferir as peças para outro local e continuar o atendimento à comunidade”, explicou. A transferência do Museu do Folclore para outro imóvel será provisória, sendo que o mesmo retornará à sua sede própria, quando forem concluídas as obras de reformas. A museóloga responsável pelo Museu de Folclore, Anésia Vince Ferreira, e sua equipe, convidam toda a comunidade penapolense e demais cidades da região para conferir as novas dependências do Museu do Folclore, que está de portas abertas para receber os amigos. “Nesse novo imóvel o espaço está reduzido, com três salas para exposição. Mas procuramos ocupar esse espaço do melhor modo possível. A exposição foi montada com muita vontade pela equipe com o intuito de melhor atender os visitantes, de forma didática e agradável”, comentou Anésia Ferreira. Além da museóloga, a equipe do Museu do Folclore é composta por Gilson Moreno, Francisca Andrade de Luna e Maria de Fátima Lustrosa.

Reconhecimento
Com a proposta de mostrar o quanto a cultura espontânea do povo brasileiro é importante para nossa identificação, o Museu do Folclore de Penápolis tem atraído visitantes de todo o Brasil, que se encantam com o rico acervo exposto e deixaram seus depoimentos. Em 1975, o professor  Chiarini, folclorista de Piracicaba, inaugurou o livro de registros e definiu o acervo do Museu, ainda pequeno, como “material excelente, válido e documental das Tradições Populares”. Já em 2000, a professora de Folclore, Elisa Patrícia, do Curso de Turismo do Senac – Bauru, durante a visita com 26 alunos, escreveu: “Parabéns à iniciativa dos dirigentes do Museu M. do Folclore, pois a preservação de nossa identidade depende de pessoas como vocês, dispostas a trabalhar pela nossa Cultura! Um grande abraço desta que admirou e se encantou com esse lugar e saibam que a partir de agora serei uma divulgadora deste espaço!”. A professora Rosa Leda também declarou: “Este grupo usufruiu muito a visita. Num país quase sem memória como o nosso, em que a mentalidade elitista tem feito desaparecer a espontaneidade do popular, é louvável encontrar um trabalho como o seu”.

Atendimento
Museu Municipal do Folclore
AV: Antônio Define, 857
Terça a sexta-feira, das 8h30 às 10h45 e das 13h30 às 16h45
Agendamento de visitas monitoradas: (18) 3652.7715

Secom – PMP

Foto: Secretário de Cultura, Beto Fernandes, a museóloga Anésia Ferreira (esq.) e toda a equipe do Museu do Folclore

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade