Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

15/05/2008

Museu de Folclore expõe novas peças de cerâmica

Começou ontem no Museu Municipal de Folclore de Penápolis a Exposição Casa Massa Barro. Trata-se de uma mostra de trabalhos de cerâmica coletados na fonte durante pesquisa de campo feita pela museóloga Anésia Vince Ferreira. A exposição, que ocorre em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, lembrado em 18 de maio, pode ser visitada gratuitamente até o próximo dia 30.
As peças expostas chegaram à Penápolis no final de fevereiro, depois de uma viagem de 10 dias ao Estado do Mato Grosso do Sul, onde a museóloga realizou mais uma pesquisa de campo em busca de depoimentos, fotos, peças artesanais, entre outros materiais coletados na fonte para ampliar o acervo da unidade.
Esta recente viagem em busca de recursos complementares do folclore brasileiro faz parte do projeto “Casa Massa Barro, Corumbá/MS”. Ele foi elaborado por Anésia Vince Ferreira, sendo que o mesmo privilegia a arte popular pantaneira, que se expressa na cerâmica figurativa da Casa Massa Barro.
De acordo com Anésia, as peças estão dispostas em vitrine, cúpulas e módulos, num total de 34, sendo 12 em tamanho pequeno e outras 22 de maior porte. “São peças muito interessantes, confeccionadas por artesãos de grande talento que freqüentam uma escola responsável por formar artistas de renome no Brasil e também no exterior. Vale a pena conferir”, disse ela.
“Esta também é uma colaboração do Museu do Folclore para o Centenário de Penápolis”, falou.

Criação
“Os Museus são meios importantes de troca cultural, enriquecimento de culturas e desenvolvimento da compreensão, cooperação e paz entre os povos”. A partir dessa premissa, o Conselho Internacional dos Museus (ICOM) criou, em 1977, o Dia Internacional dos Museus. Desde então, a data é comemorada em todo o mundo no dia 18 de maio por meio de eventos que procuram estreitar os laços entre estas instituições e as comunidades às quais pertencem. Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade