Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

07/03/2008

Museu de Folclore amplia acervo com pesquisa de campo

Detalhes Notícia

A diretora do Museu Municipal de Folclore de Penápolis, a professora e museóloga Anésia Vince Ferreira, retornou no final de fevereiro de uma viagem de 10 dias ao Estado do Mato Grosso do Sul, onde realizou mais uma pesquisa de campo em busca de depoimentos, fotos, peças artesanais, entre outros materiais coletados na fonte para ampliar o acervo da unidade.
Esta recente viagem em busca de recursos complementares do folclore brasileiro faz parte do projeto “Casa Massa Barro, Corumbá/MS”. Ele foi elaborado pela museólogoa Anésia, sendo que o mesmo privilegia a arte popular pantaneira, que se expressa na cerâmica figurativa da Casa Massa Barro.
Um dos motivos que incentivou essa pesquisa de campo foi o fato da diretora do museu considerar a existência na cidade de muitas pessoas com vocação para a escultura em barro, mas que não têm condições, não têm espaço, não têm persistência para dar continuidade ao trabalho. Como ela já tinha conhecimento da Casa Massa Barro, de Corumbá, decidiu por colher mais dados para estimular talentos. Durante a viagem foi possível à diretora cadastrar os artesãos da Casa Massa Barro, focalizá-los em suas atividades, pesquisar suas técnicas e principalmente conhecer os obstáculos que tiveram de enfrentar para chegar a ver seus trabalhos reconhecidos como algo de valor. A partir daí é que será possível motivar também os artistas populares da cidade e região, mostrando os exemplos conhecidos.
“Tentei buscar exemplos de artistas que começaram com dificuldade, mas com muita persistência, conseguiram se projetar no cenário nacional e no exterior. Acredito que eles sejam um estímulo para os nossos jovens”, comentou a museóloga. “Meu objetivo é conseguir trazer alguns artistas de lá para ministrar oficinas para os artesãos de Penápolis”, completou.
De acordo com dona Anésia, assim que terminar de organizar todo o material colhido na pesquisa, como acervo, pesquisas e entrevistas, a proposta é montar uma exposição. “Será uma colaboração do Museu do Folclore para o Centenário de Penápolis”, finalizou.

Materiais
Para desenvolver a pesquisa de campo a direção do Museu de Folclore recebeu, no final do ano passado, diversos materiais de trabalho que serviram para realização da viagem de estudo. Entre os materiais para a pesquisa estão câmera fotográfica digital, mini gravador, fitas para gravação, impressora, cartuchos, pastas, papéis, agendas, entre outros materiais de escritório. Além destes recursos o Museu também recebeu apoio para custear o combustível das viagens e hospedagem. Secom – PMP

Foto: Dona Anésia entrevista Josefina da Silva (à frente), uma das fundadoras da Casa Massa Barro

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade