Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

19/09/2010

MUNDO DIGITAL: Números de internautas teve aumento, aponta PNAD

Detalhes Notícia

DA REPORTAGEM

O contingente de pessoas com 10 anos ou mais que acessam a internet cresceu 21,5% no Brasil em 2009, passando de 55,9 milhões no ano anterior para 67,9 milhões. No total, 41,7% dos brasileiros dizem acessar ao serviço. Os dados são do relatório de 2009 da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Segundo a pesquisa o crescimento de internautas no Brasil acumula 112,9% desde 2005, quando havia 31,9 milhões de pessoas que declaravam ter usado a rede de computadores.

Entre 2005 e 2009, houve crescimento da proporção de pessoas que utilizaram a internet em todas as regiões do país. O acesso em domicílios já é realidade para 16 milhões de residências no Brasil, ou 27,4% do total. É a primeira vez que o Brasil passa a ter uma conexão para cada quatro residências: em 2008, havia somente em 23,8% das casas. A região Sudeste teve a maior proporção de usuários (48,1% do total dos moradores dos quatro estados da região, utilizam a rede, contra 26,2% em 2005), seguido pela Centro-Oeste (47,2%, contra 23,4%) e Sul (45,9%, ante 26,2%). No Nordeste, o acesso passou de 11,9% em 2005 para 30,2%. A região Norte teve o maior aumento proporcional no contingente, de 213,9% entre 2005 e 2009: de 12%, o acesso passou a atingir 34,3% dos moradores. De 2008 a 2009, as mulheres avançaram mais que os homens com relação ao acesso à rede. O aumento no contingente de homens foi de 20,0%, e no de mulheres alcançou 22,9%.

Facilidades

Para o proprietário da empresa de web IPBRAS, Alvi Lourenço de Almeida Júnior, o aumento de internautas nos últimos anos deve-se ao fortalecimento da economia no país.

"Isso contribuiu para que as classes mais baixas pudessem aderir ao mundo digital, com ofertas tanto de computadores quando de serviço de acesso mais baratos", comentou. Ele observa que os dados do crescimento da web no Brasil são, no mínimo, interessantes. Até dezembro de 2009 o Brasil já tinha quase 70 milhões de internautas, sendo o 5º país no mundo em número de usuários que acessam a internet.

Para Jeferson Borges, proprietário da lan house Brothers, o baixo custo de um computador contribuiu bastante para este aumento de internautas. "Hoje com menos de mil reais, você compra um computador de excelente qualidade", relatou.

A pesquisa ainda aponta que embora tenha crescido entre todas as faixas etárias, o uso de internet teve aumento proporcional maior entre os mais jovens. Entre os brasileiros de 10 a 14 anos, 58,8% acessaram a rede em 2009. A maior presença on-line está na faixa entre 15 a 17 anos, com 71,1% de acesso, contra 68,7% para os brasileiros de 18 ou 19 anos.

Apesar de ser o grupo que apresentou o maior aumento (148,3%) no contingente, somente 15,2% das pessoas de 50 anos ou mais de idade utilizam a internet. Mesmo com o aumento, Alvi observa que para algumas pessoas a internet não é indispensável. "Ela possibilitou um cenário totalmente inédito no mundo, desde a sua criação, conectando pessoas e serviços de todo o mundo a um custo muito baixo. Acredito que num futuro próximo a internet estará presente em todos os tipos de serviços que utilizamos, tornando-se essencial para a vida moderna", destacou. O atendente Weslley George, 16 anos, enfatiza que a classe que mais utiliza a internet são os jovens e adolescentes em busca de sites de relacionamento, como Orkut, Msn, Facebook, Twitter e Youtube. "Existem também alguns adultos e idosos que procuram a lan house, mas para trabalho", disse. Neste sentido, Alvi garante que no Brasil o comércio eletrônico está em crescimento acelerado.

"Cada vez mais os consumidores aderem às compras online, devido à comodidade em receber produtos ou serviços em casa ou no trabalho. Os brasileiros também acessam muito, diferentes redes sociais, como Orkut (esse que lá fora não é tão utilizado, mas sim no Brasil), Facebook, além de utilizarem também serviços de bate-papo online e claro, assistir a muito conteúdo de vídeo na web", frisou.

Perspectiva

Sobre o futuro da internet, Alvi acrescenta que a tendência é crescer e atingir cada vez mais pessoas, claro, gerando empregos diretos e indiretos. "Porém especialistas sustentam a hipótese de que a internet já está sobrecarregada, em termos de infra-estrutura de conectividade e armazenamento, o que pode vir a causar um "e-apagão" no futuro, pois o crescimento de usuários está muito além dos investimentos realizados pelas empresas de telecom e também pelos governos mundiais. É esperar para ver", finalizou. (Ivan Ambrósio)

A internet é uma faca de dois gumes, afirmam especialistas

DA REPORTAGEM

Ao mesmo tempo em que a internet traz benefícios e facilita alguns serviços que antes demoravam horas para ser concluído, pode trazer prejuízos grandes. "A internet é uma faca de dois gumes, onde algumas pessoas usam para o bem e outras utilizam para praticar crimes", ressaltou a delegada titular da DDM (Delegacia de Defesa da Mulher), Maria Salete Cavestré Tondatto. Ela informa que existem casos de ameaças feitas através de MSN e Orkut, onde pessoas usam nomes falsos, oferecendo inclusive programas sexuais. "É uma tecnologia que infelizmente contribuiu para o aumento de alguns crimes. Diante disso, a legislação está se adequando para estes delitos", afirmou. Recentemente, esta ferramenta serviu para denegrir a imagem de um casal, que teve seus momentos de intimidade divulgados pela internet. As cenas foram gravadas por um celular. A jovem que aparece no vídeo registrou ocorrência e o caso figura como difamação. Tanto ela como o parceiro, os quais têm pouco mais de 20 anos, são arrolados como vítimas. Segundo a Polícia, o vídeo foi salvo no computador do rapaz, mas acabou caindo nas mãos de uma outra pessoa que colocou as imagens na internet.

O vídeo teria sido copiado do computador do rapaz que filmou, por um amigo que teria repassado para outras pessoas. Ouvido informalmente, o rapaz confirmou ter repassado o vídeo a um amigo, mas negou o interesse em divulgá-lo. São quatro minutos de filmagem, no qual a moça aparece em momentos íntimos com o rapaz. Apenas a imagem dela é exposta no vídeo. Porém, além do casal que registrou a ocorrência, o vídeo estava prejudicando a imagem da secretária Juliana Brugnara, 36 anos. A mensagem que vinha descrita no vídeo estava com o nome da secretária que procurou a Polícia e a imprensa, na época, para esclarecer o mal entendido. "Como tudo o que é inventado pelo ser humano, a internet pode ser usada tanto para o bem, como facilitar serviços, integrar comunidades. Já outras pessoas a utilizam para o mal, como a pedofilia e organização de gangues e quadrilhas. Infelizmente, por ser uma rede mundial, o controle sobre tudo o que existe na web não é total, dando margem para o mau uso da mesma", enfatizou Alvi.

"É importante que os pais evitem colocar o computador no quarto dos filhos e ter conhecimento de quais sites eles acessam", concluiu a delegada. (Ivan Ambrósio)

Foto: Para Alvi (IPBRAS), o aumento de internautas nos últimos anos deve-se ao fortalecimento da economia no país

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade