Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

02/02/2017

Mulheres tem mais dificuldade para ingressar no mercado de trabalho

Imagem/Paulo Sanches
Detalhes Notícia
Segundo Solange, as opções para os homens são maiores, principalmente em função das usinas canavieiras da região

DA REDAÇÃO

O Brasil fechou 2016 com 12,3 milhões de pessoas desempregadas. Essa é a maior taxa desde 2012. Em Penápolis, dados divulgados pelo CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), órgão ligado ao Ministério do Trabalho, apontou que a cidade terminou o ano com um saldo positivo de 182 vagas. No entanto, muitas pessoas ainda não conseguiram uma vaga no mercado de trabalho. Segundo Solange Arrieiro Marin, responsável pelo PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) de Penápolis, as mulheres tem mais dificuldades para se empregar. “As opções para os homens são maiores, principalmente em função das usinas canavieiras da região, que constantemente estão necessitando de profissionais do sexo masculino”, disse. Segundo Marin, o desemprego entre as mulheres atinge mais quem está na faixa dos 20 aos 40 anos de idade. “O comércio e a indústria não conseguem absorver toda a mão-de-obra disponível”, afirmou. E é justamente nesta faixa etária que está concentrada a maior quantidade de mulheres no município. Segundo o último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Penápolis tem 6.873 mulheres com idade entre 20 e 40 anos. A população estimada da cidade é de 62 mil habitantes. Para a responsável pelo PAT, a sugestão para as mulheres, enquanto um trabalho não aparece, é se qualificar, de preferência em mais de uma área. “As empresas estão cada vez mais exigindo qualificação profissional das candidatas a uma vaga, até pelo grande número de desempregadas, o que permite ao empregador uma melhor seleção, por isso, é importante que elas participem de cursos com os quais tenha afinidade para que tenham mais chances”, disse. 

Vagas
Para comprovar que as opções para os homens são maiores, o PAT tinha disponível ontem, 1, vagas para treze cargos, sendo que apenas quatro poderiam ser ocupadas também por mulheres. As funções disponíveis são de mecânico de veículos, eletricista de veículos, mecânico de máquinas, orientador automotivo, orientador agrícola, líder produção, auxiliar de enfermagem do trabalho, estagiário de engenharia civil, vaga para Pessoas com Deficiência, operador de moenda, eletricista automotivo, motorista canavieiro e representante comercial. Entre essas funções, as mulheres podem concorrer apenas às vagas para líder de produção, auxiliar de enfermagem do trabalho, Pessoas com Deficiência e estagiário de Engenharia Civil. Quem tem experiência nestas áreas pode entregar currículo no Posto de Atendimento ao Trabalhador, que fica na rua Irmãos Chrisóstomo de Oliveira, nº 330 – Centro, defronte a Biblioteca Municipal, ou ainda, pelo e-mail patpenapolis @yahoo.com.br. O telefone para maiores informações é o (18) 3652-0603.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade