Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

21/01/2009

Mudança: Congregação das Irmãs Franciscanas elege nova diretoria

Detalhes Notícia

A Irmã Irma Madalena Calgaroto, após 20 anos de trabalho no Colégio Franciscano Coração de Maria em Penápolis, deixa seu cargo para assumir a presidência da Congregação das Irmãs Franciscanas Coração de Maria. A irmã foi eleita Supervisora Geral em assembléia realizada no dia 31 de dezembro de 2008 na cidade de Campinas. “Este cargo é um novo desafio, porém conheço muito bem e conto com o apoio das irmãs que me elegeram”, comenta. A cada seis anos, a congregação elege uma nova diretoria, tendo a frente uma supervisora geral. Irma estará coordenando com o apoio de um conselho, formado por quatro pessoas, eleito também em dezembro, onde estão sob a responsabilidade as 34 unidades da Congregação, incluindo o Colégio Coração de Maria e a Casa Anjo da Guarda. “Vamos estar coordenando as atividades, projetos e a própria vida da congregação”, destaca. As atividades principais que são feitas abrangem as áreas de educação, saúde, ação social, pastoral e missionária, tendo um grupo na África desde setembro do ano passado. A maior parte destas atividades está na área social, no atendimento às crianças e adolescentes em situação de risco, como em hospitais, colégios, creches, entre outros. Irma faz parte da Congregação há 38 anos e neste mês completa 20 anos, auxiliando a irmã Leoni na direção do Colégio Franciscano Coração de Maria, sendo nos anos de 2007 e 2008, diretora pedagógica do colégio, cargo que será ocupado mês que vem pela irmã Eliza Fortuna, residente em Campinas. A irmã nos conta que não queria exercer este cargo visto gostar muito da cidade. “Na verdade, não queria ser eleita, pois gosto muito do trabalho que realizava aqui no colégio, assim como de Penápolis. Mas, como a maioria queria que eu fosse eleita, isto acabou se concretizando”, cita. A Congregação é constituída como uma entidade civil, chamada AFASCOM (Associação Franciscana de Assistência Social), que coordenada pela diretoria eleita, apóia e orienta todos os projetos sociais abrangendo as mais diversas áreas. O mandato dura seis anos e a superiora pode ser reeleita para um novo período. “Estarei assumindo o plano de ação já em execução, dando continuidade ao trabalho realizado pela diretoria anterior, no qual visitarei todas as entidades, para descobrir os melhores caminhos de serviços a serem feitos em prol do povo e da comunidade”, ressalta. No total, são 200 irmãs que vivem e trabalham em várias cidades dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Paraná, Mato Grosso, Piauí. A partir de fevereiro, Irma assumirá o cargo de Superiora Geral em definitivo, residindo em Campinas. Com 61 anos de idade, Irma diz que demonstrou muita tranqüilidade e confiança na equipe que estará coordenando o colégio. “Saio da cidade agradecida pela colaboração dos pais, alunos, autoridades civis, religiosas, população e imprensa. Coloco minha confiança em Deus por ter sido escolhida para esta nova missão, onde estarei dando assessoria aos projetos no Colégio e demais entidades”, conclui. (IA)

Foto: Irma neste mês completa 20 anos, auxiliando a irmã Leoni na direção do Colégio Franciscano Coração de Maria, sendo nos anos de 2007 e 2008, diretora pedagógica do colégio

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade