Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

25/02/2015

MP de Penápolis terá base do Gaeco de Araçatuba

Imagem/Rafael Machi
Detalhes Notícia
O Gaeco é formado por promotores atuantes no Ministério Público

DA REPORTAGEM

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), órgão ligado ao Ministério Público, ampliará sua base para Penápolis em breve. Isso foi o que destacou o Diário Oficial no último sábado (21). 
Hoje o Gaeco na região é sediado em Araçatuba, atuando em outras 14 cidades da região, inclusive Penápolis, no entanto, possui sua base formada por Promotores de Justiça que atuam em Araçatuba. Com esta extensão, o grupo passa a ter representantes de Andradina, Bilac, Birigui, Buritama, Guararapes, Ilha Solteira, Lins, Mirandópolis, Penápolis, Pereira Barreto, Promissão, Valparaíso, Cafelândia e Getulina.
Ainda segundo a publicação, a Procuradoria Geral de Justiça está cadastrando promotores interessados em compor o Gaeco.
Isso deve ser feitos por integrantes do Ministério Público nestes municípios entre os dias 23 de fevereiro e 03 de março. 
O Gaeco é um grupo de atuação especial  criando pela  Procuradoria Geral de Justiça  em   1995,  que tem como função básica o combate a organizações criminosas e se caracteriza pela atuação direta dos Promotores  na prática de atos de investigação, diretamente ou em conjunto com organismos policiais e outros organismos.
A atividade é inovadora e difere da atuação criminal comum de cada Promotor basicamente pela dedicação a determinados casos em que haja a possibilidade da existência de uma organização criminosa e pela ação direta em certos casos, com a realização de atos de investigação.
O grupo tem uma característica de maior operacionalidade para a execução de atos investigatórios.
O Gaeco desencadeou operações importantes como a prisão, em Franca (SP), de quadrilha que comercializava agrotóxicos falsificados para lavouras de ao menos dez Estados do país. O caso ficou conhecido em dezembro do ano passado.
Na região, atuou ainda na prisão de onze pessoas em Andradina durante operação contra a guerra de gangues existente na cidade, além do combate ao tráfico de drogas; em novembro de 2014.
Além disso, o caso mais recente e de grande repercussão, foi a prisão do delegado penapolense Nivaldo Martins Coelho, ocorrida em novembro do ano passado. As operações realziadas pelo Gaeco contam sempre com o apoio das Polícias Civil e Militar.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade