Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

25/04/2023

Mostra: Sesc Birigui inaugura exposição gratuita de azulejaria

Imagem/Divulgação
Detalhes Notícia

DA REDAÇÃO

Uma extensa pesquisa sobre a produção da azulejaria, material visto tanto na arte quanto na arquitetura, como um "saber fazer" tradicional do Brasil, resultou na exposição Pequenas Pedras Polidas.
A mostra será inaugurada no Sesc Birigui, nesta quarta-feira (26), às 19h30. Após a abertura, o público poderá visitar, gratuitamente, as obras entre os dias 27 de abril e 6 de agosto. 
A visitação ocorrerá de terça a sexta-feira, das 13h às 21h, sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 18h. 
A exposição, a partir do acervo do Sesc, estabelece diálogos com trabalhos de artistas presentes em outras coleções. Com curadoria de Yuri Quevedo, a mostra reúne obras pertencentes à coleção Sesc de Arte e de outros colecionadores totalizando mais de 50 obras de 21 artistas modernistas e contemporâneos.
Na exposição, os grandes painéis em azulejaria são representados em fotos, enquanto serigrafias, desenhos e estudos indicam modelos para aplicação em grandes superfícies. Há ainda trabalhos em que os artistas utilizam o azulejo como tela; e outros, nas composições de suas pinturas, fotografias e técnicas de impressão.  
Os dez painéis instalados nas unidades do Sesc, ilustrados na mostra com fotografias de Everton Ballardin, tem autoria dos artistas: Vicente de Mello (24 de Maio), Coletivo Muda (Birigui, 2017), Sandra Cinto (Santo André, 2011), Hudinilson Jr. (Pompeia, 2004), Sergio Niculitcheff (3 obras, Pinheiros, 2004), Regina Silveira (Santo André, 2002), Takashi Fukushima (Santo André, 2002) e Antonio Paim Vieira (Bertioga, 1948). O painel do Sesc Birigui, que fica localizado junto as piscinas, pode ser apreciado também presencialmente, por meio de escotilhas de visualização instaladas especialmente para a exposição. 

Relação com linguagens
Segundo o curador, trata-se de uma coleção que investiga a técnica, e as possibilidades que ela traz para uma relação com outras linguagens - em especial, as questões que ela coloca para o desenho. "O grid modular oferecido pelos azulejos, organiza, amplia e distorce desenhos - constituindo-se num ambiente virtual onde as ideias se expandem ganhando paredes, atestando fenômenos, construindo paisagens, questionando usos e distorcendo convenções", afirma. 
Em uma exposição que observa a arte da azulejaria não poderia faltar Athos Bulcão, adverte o curador. Do artista, o acervo guarda as serigrafias que criaram os icônicos painéis: Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima em Brasília (1957), realizado a pedido da primeira-dama Sara Kubistchek; Congresso Nacional (1971); Instituto Rio Branco (1998); e Instituto de Artes da Universidade de Brasília (2000). Além das serigrafias, a exposição traz fotos dos painéis instalados.    
Em Pequenas Pedras Polidas encontram-se outros trabalhos, como as serigrafias, desenhos e estudos feitos por Rubens Gerchman para os azulejos da piscina, vestiários e comedoria do Sesc Pompeia (1977-1984), durante a obra de Lina Bo Bardi, autora do projeto arquitetônico da unidade. 
Já entre os artistas que trabalham sobre o azulejo diretamente, destacam-se as obras de Flavio de Carvalho, Lothar Charoux, Sidney Amaral e Cristina Pape, enquanto Rosana Paulino, Ding Musa, Alex Valauri, Eduardo Coimbra e Flavio Damm integram a imagem do objeto em suas produções.  
"O azulejo muitas vezes foi usado como fundamento e recurso de projetos modernos com objetivos diversos. Mais recentemente, a técnica também tem sido pensada como marca e forma da colonização, maneira que indica um passado de imposição e violência e que pode ser evocado com o objetivo de denunciá-lo ou subvertê-lo", completa o curador.  

Visita mediada e agendamento de grupos 
Educadores ficam disponíveis na sala para mediar e orientar o público, aprimorando a experiência da visita. Para grupos, é possível fazer o agendamento prévio que, além da visita mediada, conta com oficinas que abordam as diversas técnicas das obras. São disponibilizados horários de agendamento para os períodos da manhã e da tarde. As solicitações de agendamento devem ser feitas pelo e-mail agendamento.birigui@sescsp.org.br. 

SERVIÇO:

Exposição Pequenas Pedras Polidas
Sesc Birigui (rua Manoel Domingues Ventura, 121, Vila Xavier – Birigui)

ABERTURA
Quarta-feira (26), 19h30 

VISITAÇÃO
27 de abril a 6 de agosto/2023 
terça a sexta, 13h às 21h 
sábados, domingos e feriados, 9h30 às 18h 
Grátis

(Com informações A/I Sesc)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade