Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

10/06/2016

Morre o médico penapolense Edmundo Castilho

Imagem/Reprodução
Detalhes Notícia
O médico Penapolense Edmundo Castilho morreu ontem aos 86 anos. Ele é fundador da Unimed Brasil

DA REPORTAGEM

Morreu na manhã desta quinta-feira (09) em Santos, litoral paulista, o médico penapolense Edmundo Castilho, com 86 anos. Ele sofreu um infarto quando estava em sua casa. Especializado em ginecologia, o penapolense teve importante papel na medicina no Brasil, sendo ele o fundador da rede de planos de saúde Unimed.
De acordo com a família, Edmundo não exercia mais a profissão, já que sofria do mal de Alzheimer. Ele estaria dormindo quando sofreu o infarto fulminante, sedo encontrado já morto. Seu amor e dedicação à Medicina o fizeram ser reconhecido em diversos países do mundo. Seu velório estava marcado para ocorrer em Santos e seu sepultamento também. Edmundo possui cinco irmãos, entre eles o vice-prefeito de Penápolis, Ricardo Castilho e o presidente do Sindicato Rural de Penápolis, João Castilho. O vereador pelo PV, Ricardinho Castilho, é sobrinho do renomado médico, que deixou ainda a esposa Lala Domingues Castilho, dois filhos e quatro netos.
Em nota, A Unimed do Brasil destacou o desejo de Edmundo em defender a dignidade da profissão médica e o direito dos pacientes de receber um atendimento de saúde de qualidade e lembrou que, como legado, ele deixou o maior sistema cooperativista de saúde do mundo, considerado também a maior rede de assistência médica do Brasil.
“A união do cooperativismo com a prática da medicina foi essencial para propiciar uma revolução no que era praticado até então, no próprio relacionamento entre médico e paciente e no modo como o setor era administrado. Somente um verdadeiro visionário poderia estruturar tal conjunção e promover o crescimento desse modelo, tornando a palavra Unimed sinônimo de medicina no Brasil”, lamentou Eudes de Freitas Aquino, atual presidente da Unimed do Brasil.

Trajetória
Edmundo Castilho se formou em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Paraná em 1956, mesmo contra a vontade de seu pai, cujo sonho era ter seu filho nos negócios da família, cuidando da fazenda de gado. Ele foi o idealizador e fundador da primeira cooperativa de trabalho na área médica do Brasil e das Américas, a União dos Médicos – Unimed Santos, em 18 de dezembro de 1967. Edmundo parou de atuar na medicina em 2001. Penapolense, Edmundo Castilho passou sua infância e adolescência na cidade. Ainda jovem se mudou para São Paulo para fazer cursinho e em seguida para Curitiba (PR) onde iniciou seu curso de medicina. Na época, ele ainda autuou como presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) e após a faculdade se mudou para Santos, onde morava com um primo e passou a fazer estágio na Santa Casa daquela cidade, onde também fez residência médica. A Unimed começou a ser idealizada pelo médico quando já possuía alguns anos de medicina. Ele achava que, tanto para os médicos quanto para os pacientes, a relação era injusta. Para ele existiam duas medicinas: a particular, que só quem tinha dinheiro podia ter acesso aos consultórios e a outra, era o médico como empregado em algum hospital, que atendia as pessoas menos favorecidas e não em seu consultório. A medicina, para ele precisava ser executada de maneira igual. Seus trabalhos se tornaram livro. “Ética e solidarismo na Saúde, a trajetória de vida de Edmundo Castilho”, foi seu primeiro trabalho como autor. Seu segundo livro foi “Razões do Tempo”, uma coletânea de artigos que Edmundo escreveu durante sua vida.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade