Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

20/09/2018

Morcego com raiva é alerta para população vacinar animais

Imagem/Secom – PMP
Detalhes Notícia
A vacinação dos animais é a única forma de prevenir e manter erradicada a raiva no município

A Secretaria Municipal de Saúde de Penápolis deu início no último sábado (15) à campanha de vacinação de cães e gatos contra a raiva. A campanha segue em sua segunda etapa no próximo sábado (22), e ganha mais um fator de alerta para a população vacinar seus pets. Foi encontrado um morcego contaminado com o vírus da raiva na região da Vila Santo Antônio. Daí o risco de que outros morcegos também estejam contaminados e transmitam a doença para gatos e cachorros.
O morcego hematófago encontrado foi enviado pelo Serviço de Vigilância Epidemiológica para exames no Instituto Pesteur, em São Paulo. A confirmação da presença do vírus da raiva saiu na última segunda-feira (17). Por conta disso, a Vigilância Epidemiológica fará um bloqueio vacinal num raio de 500 metros ao redor da residência onde o morcego foi achado. O fato informa que existe o vírus circulando no município.
Segundo explicou o médico veterinário encarregado do Serviço de Zoonoses, Wilton José de Oliveira, o município encontra-se em plena campanha de imunização dos animais contra a raiva, e recomendou que a população aproveite para aplicar a dose gratuita da vacina no posto mais próximo, neste sábado.
“A primeira etapa da campanha foi feita sábado passado, em uma determinada área da cidade. No sábado que vem é dia de outra região ser contemplada com a campanha. Felizmente já vamos atingir a região da residência onde encontramos o morcego contaminado. Pedimos que todos procurem a vacinação dos seus bichinhos o quanto antes”, disse o médico.
“Se acaso algum animal daquela região da Vila Santo Antonio ficar sem a vacina, nós encontraremos durante o bloqueio que faremos na semana quem. Porém é recomendável que a população vá logo aos postos e vacine o gato ou cachorro”, alertou.

Prevenção
O médico veterinário explicou ainda que a prevenção da raiva compreende um conjunto de ações que vão da assistência médica aos pacientes agredidos até a observação do animal, coleta de morcegos para realização de exames, vacinação anti-rábica e investigação epidemiológica. 
“As pessoas que forem mordidas ou arranhadas por animais devem procurar imediatamente o atendimento médico. A transmissão da doença para as pessoas ocorre quando o vírus da raiva existente na saliva do animal infectado penetra no organismo, através da pele ou mucosas, por mordedura, arranhadura ou lambedura, mesmo não existindo necessariamente agressão”, esclareceu.
De acordo com registros, o último caso humano de raiva no município ocorreu no ano de 1984; em cães foi no ano de 1985. De acordo com Wilton Oliveira, para que Penápolis continue sem a ocorrência da doença, os moradores precisam ser responsáveis por seus animais de estimação efetuando a vacinação. 
Ele informou que todos os cães e gatos deverão tomar a vacina, inclusive os filhotes a partir de três meses, fêmeas prenhes, no cio ou lactantes.

Confira os postos de vacinação da segunda etapa da campanha:

DIA 22/09 – SÁBADO (VACINAÇÃO DAS 8h ÀS 16h)
Macro de Saúde 1 (Jardim Eldorado)
Macro de Saúde 2 (Centro da Cidade)
Macro de Saúde 3 (Vila Santa Terezinha)
Macro de Saúde 4 (Jardim Planalto/Jardim Pevi)
UBS Vila Tóquio 
UBS Jardim Tropical 
UBS Sílvia Covas
Ceim (Creche) Jardim Alphaville 
Ceim (Creche) Francisco Dráusio (Gualter Monteiro) 
Emef Profª Marilena Cipriano Pereira (Jardim Eldorado)
Escola Estadual João Teixeira Sampaio (Parque dos Girassóis)
Emei Vila Fátima
Igreja de São Benedito (Jardim Brasília)

*** Ponto fixo todos os dias da semana – sede da Vigilância Epidemiológica (avenida Marginal Maria Chica 1306, Centro). Contato: 3652-7802/ 3653-5242/ 3652-5593.

Fonte: Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade