Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

30/01/2018

Moradores devem evitar contato com morcegos

Imagem/Secom-PMP
Detalhes Notícia
Quando o morcego é encontrado caído, é necessário acionar a Vigilância para o recolhimento

Ao encontrar um morcego em sua residência, os moradores devem ficar atentos e evitar o contato com o animal. É o que orienta o Serviço de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde pois os morcegos podem ser transmissores do vírus da raiva.
Segundo explicou o encarregado do setor, Franklin Cordeiro, a existência dos morcegos não é efetivamente um problema. “Só há risco quando o animal é encontrado no chão, o que possibilita o contato com animais domésticos ou seres humanos. Neste contato, pode haver a contaminação pelo vírus da raiva”, explica.
Caso seja encontrado um morcego caído, vivo ou morto, a orientação é para que o morador não entre em contato com o animal e que se impeça qualquer outro animal de ter acesso. O ideal é cobrir o morcego com um balde vazio e acionar imediatamente a Vigilância Epidemiológica, pelo telefone 3652-7802.
“Quando o animal é encontrado caído, há o risco de estar contaminado pelo vírus. Por isso, é extremamente importante evitar o contato físico, tanto do morador quantos de seus animais domésticos como cães e gatos, e chamar a Vigilância para recolhê-lo”, alerta Cordeiro.
O encarregado também acrescenta que o recolhimento do animal é fundamental para que a Vigilância avalie se o animal está contaminado ou não pelo vírus da raiva. “Com esta avaliação, detectamos se o vírus da raiva está circulando pela cidade, quais áreas podem estar em risco e, assim, orientar as ações de prevenção”, afirma. 
Vale ressaltar que os morcegos têm importante papel na preservação ambiental. “Os animais tem uma dieta baseada em frutos e insetos. Os morcegos são conhecidos por consumir até o dobro do seu peso corporal em insetos durante uma noite e por isso, são fundamentais no controle de insetos”, finaliza o encarregado.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade