Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

25/07/2013

Moradores de rua terão ajuda do SOS no período de frio

Rafael Machi
Detalhes Notícia
Moradores de rua itinerantes, juntamente com funcionários do SOS recebem atendimento na entidade com alimentação e higiene pessoal

DA REPORTAGEM

 

O Serviço de Obras Sociais, o SOS, de Penápolis, irá acolher durante todo o inverno os moradores de rua, tanto os itinerantes - de outras cidades que estão em passagem pelo município - como também os de Penápolis.

Conforme destacou a assistente social, Mayara Sussai de Oliveira, durante o restante do ano, a entidade tem por hábito oferecer pouso por uma noite apenas para os moradores itinerantes, que recebem também, banho e alimentação. Passado o período, uma passagem à cidade mais próxima é entregue ao morador. O projeto é intitulado como "Serviço de Acolhimento Institucional – Casa de Passagem". Segundo Nayara, este procedimento é realizado quando o indigente é localizado em horário em que não existe mais como seguir viagem.

"Quando não há mais horários em ônibus, a pessoa é convidada a se dirigir até o SOS, onde pode se banhar, jantar e pousar. No dia seguinte é entregue a passagem para que possa seguir o destino", destacou a assistente. Ela explicou que um trabalho específico é realizado na cidade neste período de frio. "Sabemos que muitas vezes, as noites são muito frias na cidade, e estes moradores acabam não tendo onde se abrigarem", explicou. Desta forma, um dos passos a ser seguido pelas assistentes sociais é contatar o morador de rua para que ele seja atendido pelo SOS. O trabalho é de responsabilidade do funcionário José Carlos, que com um veículo da entidade, vai até aos moradores e oferece a ajuda, assim eles são encaminhados até a entidade, que conta com uma parceira, o Fundo de Solidariedade do Município, onde ele recebe estrutura no acolhimento para o pernoite, fugindo assim do frio intenso. Mayara destacou que é muito importante que as a população não faça nenhuma doação para estes moradores de rua. "Quando ele recebe qualquer tipo de doação, além de incentivá-lo a permanecer em condições sub-humanas, o morador de rua pode trocar o objeto doado por drogas ou álcool, o que afeta diretamente sua saúde, por isso é importante destacar que a melhor ajuda a oferecer ao necessitado é a de acolhimento junto ao SOS, pois aqui ele recebe todo o cuidado necessário para seu bem estar", destacou.

Caso alguém tenha o conhecimento de algum morador de rua, deve acionar o SOS através do telefone 3652-1976, ou encaminhá-lo à sede da entidade localizada à avenida Antônio Veronese, 27-A, na Vila América. (Rafael Machi)

 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade