Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

11/07/2007

Monumento da “Cidade Maravilhosa” entre as Sete Maravilhas

Detalhes Notícia

Ainda repercute em todo o mundo o resultado do concurso que elegeu, entre as Sete Maravilhas do Mundo Moderno, o monumento do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, que foi a terceira obra mais votada. Anunciada em Lisboa no último sábado, 07, a listagem inclui ainda a muralha da China; o Taj Mahal, na Índia; a cidade de Petra, na Jordânia; o Coliseu de Roma; as ruínas incas de Machu Picchu, no Peru e a antiga cidade maia de Chichen-Itza, no México. A eleição, que selecionou 21 monumentos, aconteceu via Internet e telefone, com início em janeiro.

Na manhã de domingo, foi realizada uma missa de Ação de Graças aos pés da estátua, que contou ainda com a presença de várias autoridades para uma cerimônia de agradecimento. Na ocasião, o governador do Rio, Sérgio Cabral discursou sobre os benefícios que a escolha pode trazer aos cariocas. Ele acredita que cerca de 250 mil empregos possam ser gerados com o aquecimento esperado no setor turístico. Cabral aposta no grande fluxo de turistas vindos de todas as partes do mundo e disse que toda a divulgação da cidade no exterior será ancorada na posição alcançada neste concurso.

 

Polêmica

A iniciativa, lançada por uma fundação suíça, contou com cerca de 100 milhões de votos, mas foi contestada por várias organizações, inclusive pela Unesco. O objetivo da eleição foi listar as mais impressionantes obras da modernidade, assim como fizeram os filósofos por volta 200 a.C., quando escolheram as Sete Maravilhas da Antiguidade: a Estátua de Zeus e o Colosso de Rode, ambos na Grécia; o Templo de Artemis e o Mausoléu de Halicarnasso, na Ásia Menor, atual Turquia; os jardins suspensos da Babilônia, na Mesopotâmia, o atual Iraque; o Farol de Alexandria e as Pirâmides de Gizé, no Egito. Curiosamente, a única Maravilha que resiste até hoje são as pirâmides, que eram as obras mais antigas da lista, com mais de quatro milênios de idade. As outras foram destruídas por terremotos ou incêndios, desfiguradas por saqueadores ou simplesmente não resistiram à passagem do tempo. As pirâmides de Gizé foram declaradas fora do concurso pelos organizadores, que divulgaram já considerá-las como "maravilha do mundo da honra".

 

Itaipu

A votação divulgada no fim de semana não foi a única realizada sobre as obras da modernidade. Em 1996, a Sociedade Americana de Engenheiros Civis já havia feito uma seleção, onde foram colocados o edifício Empire State e a ponte Golden Gate, nos Estados Unidos; a torre da Comunication Network, no Canadá; o Canal do Panamá; o Eurotúnel, que liga a França à Inglaterra; os diques de proteção às terras da Holanda; e, no Brasil, a hidrelétrica de Itaipu. (AR)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade