Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

30/03/2007

Mobilização: Saúde e Comitê de Combate à Dengue fazem carreata neste sábado

Detalhes Notícia

Para reforçar o combate à dengue no município e promover a conscientização da população quanto às medidas preventivas para evitar a doença, a Secretaria Municipal de Saúde de Penápolis e o Comitê Municipal para a Coordenação, Acompanhamento e Mobilização do Programa de Controle da Dengue promovem neste sábado, 31, uma carreata pelas ruas centrais e também de alguns bairros. A saída será às 08h00 da Praça Dr. Carlos Sampaio Filho.

A iniciativa tem ainda o objetivo de marcar a passagem do “Dia D” Estadual, estipulado pela Secretaria de Estado da Saúde para chamar a atenção da população quanto à ameaça da dengue, que tem se propagado por todas as cidades de São Paulo e também de outros estados.

Já confirmaram participação na carreata os veículos do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, ambulâncias e demais veículos da Secretaria Municipal de Saúde, bem como servidores e secretários municipais, membros da Apeoesp e Programa Escola da Família. Também vão integrar a carreata ônibus da empresa Elvis Tur, Escola Sesi e Rede Central de Farmácias, que inclusive ajudará a chamar a atenção com a presença de seu mascote, o “Saradinho”.

“Estamos conclamando toda a comunidade, autoridades, empresas, associações, empresários, enfim, todos que puderem engrossar nosso movimento. Quanto mais mobilização e engajamento conseguirmos da sociedade mais sucesso teremos na luta contra a dengue. Por isso queremos contar com a presença de todos”, frisou a secretária municipal de Saúde, enfermeira Cristina Fogolin.

O ato deve ser finalizado por volta das 10h30 com a lavagem simbólica da fonte da Praça Dr. Carlos Sampaio Filho, com apoio da equipe da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente.

Durante a última semana, considerada a Semana Estadual de Combate à Dengue, a Secretaria de Saúde de Penápolis deu prosseguimento às atividades da Operação Pente Fino, visitando as residências para retirada de criadouros, além de intensificar a distribuição de panfletos nas escolas e entidades, e realização de palestras sobre a dengue. Secom – PMP

Comitê discute formas permanentes de conscientização

 

Com base no princípio de que a combater a dengue precisa virar um hábito diário da população o Comitê Municipal para a Coordenação, Acompanhamento e Mobilização do Programa de Controle da Dengue de Penápolis se reuniu na última quarta-feira, 28, com o objetivo de discutir formas de conquistar o apoio permanente da comunidade na eliminação de criadouros do mosquito transmissor. Para tanto as diversas entidades integrantes do comitê estarão agindo em conjunto. Presente na reunião, o professor José Carlos Pansonato Alves, representante da Secretaria Municipal de Educação, relatou as inúmeras atividades desenvolvidas pelas escolas municipais relacionadas ao assunto.

“Nosso trabalho é sistemático, com orientações e finalizações práticas, de vivência, que levam os alunos à presenciarem as situações na sua vida real. Em casa eles têm exercido o papel de agentes multiplicadores. Isso é feito em forma de lição, na classe, e ao mesmo tempo implica em soluções efetivas, que passam a fazer parte da rotina de cada um” – explicou.

Sobre as escolas estaduais, a professora Cleide de Jesus Almeida, que representou a Apeoesp (Associação dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), disse que a instituição também se dispõe a colaborar mobilizando as equipes escolares. “Com certeza estaremos nos unindo pela causa e tentando reforçar ainda mais o trabalho dos professores, alunos, enfim, de toda a comunidade escolar”. Até mesmo a Polícia Militar, através do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência), na ocasião representada pela Policial Feminino Ester Sezalpino Mioto, se comprometeu a abordar a prevenção e os riscos durante as aulas. A enfermeira do PSF (Programa Saúde da Família), Áurea Muçouçah, também sugeriu uma ação conjunta dos grupos de PSF com as escolas municipais, estaduais e particulares. “Podemos organizar a cada dois meses uma visitação às residências próximas à cada escola. Cada equipe acompanharia os alunos de determinada região numa visita de orientação e talvez até numa ação de mini arrastão. Vamos nos reunir para definir melhor esses detalhes e se as unidades aceitam esta idéia, mas de antemão considero que seja uma ótima medida”, declarou. A próxima reunião do comitê acontecerá no final da primeira quinzena de abril. Na oportunidade deverá ser escolhido um presidente para o órgão e discutida ainda a criação de um estatuto.

Fazem parte do comitê representantes de entidades como a Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Comunicação, Conselho Municipal de Saúde, Câmara de Vereadores, Polícia Militar, Tiro de Guerra 02-027, Apeoesp, Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, Secretaria Municipal de Educação, Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis, Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, e Associação Comercial de Penápolis.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade