Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

16/02/2016

Mobilização Nacional: Penápolis une esforços contra o mosquito Aedes Aegypti

Imagem/Secom – PMP
Detalhes Notícia
Visita casa a casa foi realizada na região dos bairros Benone, Gimenes, São Francisco e Pevi

No último sábado, 13, Penápolis participou do Dia de Mobilização Nacional contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zika vírus e febre chikungunya. Além dos funcionários da Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica, a ação também contou com parceria do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis), Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), CEA (Centro de Educação Ambiental), escolas municipais e estaduais, igrejas, Polícias e Corpo de Bombeiros.
As equipes foram divididas entre várias ações que aconteceram ao mesmo tempo em diversas regiões da cidade. Os agentes comunitários das Unidades Básicas de Saúde efetuaram as ações em Pedágios educativos em todos os semáforos da cidade. Com faixas explicativas e abordagem pessoal, eles distribuíram panfletos de orientação a todos que passavam pelos semáforos.  
Os trabalhos de orientação casa e casa e panfletagem foram intensificados na região dos bairros Benone Soares de Queiroz, Residencial Gimenes, Residencial São Francisco e Jardim Pevi. De acordo com a encarregada do Serviço de Vigilância Epidemiológica, Lucimari Domingues Oliveira, essa região enfrenta uma situação de alerta devido à enorme quantidade de lixo depositado irregularmente, mesmo com a coleta de lixo orgânico e coleta seletiva.
“Nessa região trabalhamos com orientações e panfletagem sobre a dengue, coleta de lixo e escorpiões. Dessa forma, contamos com p envolvimento dos agentes de saúde, equipe da Vigilância, equipe da Saúde da Família, CEA e Daep”, comentou.
“A expectativa é que após este trabalho de conscientização, os moradores tenham mais cuidado com o seu bairro, eliminando possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, além de todo lixo que poderá ocasionar outras doenças como a leishmaniose”, disse Lucimari Domingues.

Vistoria
Além de orientações casa a casa e pedágio, as equipes também fizeram vistorias em espaços e imóveis públicos. Os funcionários do Daep vistoriaram a sede do Departamento e Estação de Tratamento de Água, para eliminação dos criadouros. As equipes do Serviço de Vigilância fizeram vistoria no pátio do almoxarifado da Prefeitura, Lagoa de Tratamento, Recinto de Exposições e a extensão da linha férrea, nas proximidades do bairro Cidade Jardim.
O Programa Escola da Família também foi parceiro do evento, contribuindo com a vistoria das Escolas Estaduais feita pelos universitários que participam do programa.
“A única forma de acabar com o mosquito Aedes aegypti é eliminando os criadouros. Por isso pedimos o envolvimento de toda a sociedade nesta ação que deve ser diária. O combate não é só uma responsabilidade do poder público, mas sim de toda a sociedade, cada um cuidando do seu espaço”, concluiu a encarregada da Vigilância, Lucimari Domingues.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade