Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

27/09/2017

Moção: Anésia Vince Ferreira é enaltecida pela Câmara Municipal

Imagem/Imprensa Câmara
Detalhes Notícia
Anésia Vince Ferreira participou anteontem da sessão Câmara Municipal de Penápolis para receber Moção de Congratulação

A Câmara Municipal de Penápolis entregou anteontem, dia 25, Moção de Congratulação à professora e museóloga Anésia Vince Ferreira. O ato ocorreu através de iniciativa  do vereador Carlos Alberto Soares da Silva, o “Carlão da  Educação” (PPS), numa valorização à notável contribuição da educadora, especialmente na parte cultural. Anésia aposentou-se após 40 anos de dedicação ao Museu Municipal de Folclore. “É imensurável a importância da senhora Anésia para Penápolis. A cidade ganhou muito com seu empenho e merece todo nosso reconhecimento”, disse “Carlão da Educação”.
Anésia Vince Ferreira nasceu dia 31 de dezembro ode 1928 em Pederneiras. Mudou-se para Penápolis em 1952. É licenciada  em Letras Neolatinas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Sedes Sapientiae de São Paulo. Tem formação como museóloga pela ECA na Universidade de São Paulo (USP). Participou de cursos de atualização e treinamento nas áreas de folclore, museologia, museografia, dinâmica em Museus e Arte Educação. No início da década de 50 lecionou português na Escola Estadual Dr. Carlos Sampaio Filho, onde permaneceu até 1985. Foi professora de folclore brasileiro na faculdade de Filosofia,  Ciências e Letras de Penápolis, de 1974 a 1984 e na Faculdade Auxilium de Lins, de 1976 a 1980. 
Deu início ao Museu de Folclore em 1974, a partir de aulas na Funepe e em Lins. O espaço tornou-se um dos mais conceituados  do Brasil. A maioria das peças do acervo  retrata  cenas do cotidiano, trabalhadas em diferentes matérias primas, tudo em acordo e diálogo  com o mundo e a comunidade que o artesão se encontra. Além dos objetos, o Museu de Foclore  tem registros da salvaguarda das tradições populares, como Folias de Reis, único folguedo  tradicional  na cidade. Possui ainda biblioteca composta por materiais específicos de Folclore, relatórios de pesquisas de campo, ilustrados  com desenhos, mapas, fotos, amostras de artesanato e uma pequena hemeroteca.
Anésia Vince Ferreira recebeu  título de Cidadã Penapolense e  a Medalha Maria Chica, concedidos pela Câmara Municipal com proposituras do ex-vereador João Castilho.

Imprensa/Câmara

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade