
CADERNOS


VÍDEOS

CLIMA
fale com o DIÁRIO

+55 (18) 3652.4593


Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br
CIDADE & REGIÃO
27/09/2017
Moção: Anésia Vince Ferreira é enaltecida pela Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Penápolis entregou anteontem, dia 25, Moção de Congratulação à professora e museóloga Anésia Vince Ferreira. O ato ocorreu através de iniciativa do vereador Carlos Alberto Soares da Silva, o “Carlão da Educação” (PPS), numa valorização à notável contribuição da educadora, especialmente na parte cultural. Anésia aposentou-se após 40 anos de dedicação ao Museu Municipal de Folclore. “É imensurável a importância da senhora Anésia para Penápolis. A cidade ganhou muito com seu empenho e merece todo nosso reconhecimento”, disse “Carlão da Educação”.
Anésia Vince Ferreira nasceu dia 31 de dezembro ode 1928 em Pederneiras. Mudou-se para Penápolis em 1952. É licenciada em Letras Neolatinas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Sedes Sapientiae de São Paulo. Tem formação como museóloga pela ECA na Universidade de São Paulo (USP). Participou de cursos de atualização e treinamento nas áreas de folclore, museologia, museografia, dinâmica em Museus e Arte Educação. No início da década de 50 lecionou português na Escola Estadual Dr. Carlos Sampaio Filho, onde permaneceu até 1985. Foi professora de folclore brasileiro na faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Penápolis, de 1974 a 1984 e na Faculdade Auxilium de Lins, de 1976 a 1980.
Deu início ao Museu de Folclore em 1974, a partir de aulas na Funepe e em Lins. O espaço tornou-se um dos mais conceituados do Brasil. A maioria das peças do acervo retrata cenas do cotidiano, trabalhadas em diferentes matérias primas, tudo em acordo e diálogo com o mundo e a comunidade que o artesão se encontra. Além dos objetos, o Museu de Foclore tem registros da salvaguarda das tradições populares, como Folias de Reis, único folguedo tradicional na cidade. Possui ainda biblioteca composta por materiais específicos de Folclore, relatórios de pesquisas de campo, ilustrados com desenhos, mapas, fotos, amostras de artesanato e uma pequena hemeroteca.
Anésia Vince Ferreira recebeu título de Cidadã Penapolense e a Medalha Maria Chica, concedidos pela Câmara Municipal com proposituras do ex-vereador João Castilho.
Imprensa/Câmara
CIDADE E REGIÃO
Paróquias de Penápolis celebram o novo Papa dos católicos
CIDADE E REGIÃO
Unidades: pedido defende reabertura de ecopontos aos domingos
Imagens da semana
© Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.