Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

06/06/2007

Missa e procissão marcam celebração de Corpus Christi

As paróquias de Penápolis, São Francisco de Assis, Sagrada Família e Santa Terezinha, prepararam uma programação especial para celebrar o dia de Corpus Christi, comemorado amanhã como feriado nacional. Haverá missa as 17h00 nas três paróquias, seguida de procissão pelos quarteirões próximos a cada igreja. Para os católicos, o dia é de devoção e valorização da Eucaristia, e a tradição de enfeitar as ruas para a procissão representa o respeito dos fiéis e a busca pela comunhão com o Santíssimo.

“É uma festa da igreja onde percorremos as ruas com a hóstia consagrada, para fazer pública a nossa fé na crença da Eucaristia, onde o corpo de Cristo está presente”, comentou o Padre Toninho, responsável pela paróquia da Sagrada Família. A comunidade enfeitará o pátio da Igreja e, durante o percurso da procissão, fará quatro paradas para reflexão. Na ocasião, também serão arrecadados alimentos, destinados ao grupo de Vicentinos, que fará a distribuição a famílias carentes.

Já no bairro Santa Terezinha estão sendo arrecadados alimentos e agasalhos que enfeitarão as ruas ao redor da Igreja. A rua Josué Filipin será interditada e os fiéis ajudarão na decoração. O repasse dos donativos a população carente também está sob a coordenação dos Vicentinos.

O Santuário São Francisco de Assis iniciará a programação do feriado com uma missa às 7h00. A missa campal defronte o Santuário, marcada para as 17h00, anunciará a procissão, que fará o percurso pelas ruas Ramalho Franco, Eduardo de Castilho e Mário Sabino, retornando à igreja. Não haverá decoração nas ruas, mas serão arrecadados alimentos, a exemplo das demais paróquias. Para o frei Caetano, as celebrações perdem o sentido se ficarem restritas ao caráter simbólico. “Queremos evidenciar a igualdade e a justiça com ações, por isso pedimos que a comunidade se solidarize com a campanha dos alimentos”, disse.

O frei explicou ainda que a festividade é uma atualização da ceia pascal de Jesus. “Carregamos o ostensório como corpo de Cristo enquanto são ministradas meditações e cantos sobre o sentido da Eucaristia, confirmando o que pregamos na quinta-feira Santa”, contou, “A caminhada simboliza justamente o Cristo ao encontro do povo”, completou. Mais de 500 pessoas são esperadas para a celebração. (AR)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade