Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

26/05/2012

Ministério prorroga campanha da gripe: Penápolis não vacinou nem metade do público alvo


O Ministério da Saúde prorrogou até 1º de junho a campanha nacional de vacinação contra a gripe. A imunização começou no último dia 5 e estava prevista para terminar ontem, 25, entretanto os índices de cobertura registrados no país foram baixos. Em Penápolis, segundo dados divulgados pela Vigilância Epidemiológica, foram vacinadas 5.413 pessoas, portanto menos da metade da população alvo, que é de 11.589 pessoas no total. Em todo o país o índice foi semelhante; 52% do público alvo, de acordo com divulgação do Governo Federal.
A meta é imunizar pessoas com mais de 60 anos, crianças entre 6 meses e 2 anos, gestantes, trabalhadores de saúde e indígenas. A escolha destes chamados grupos prioritários é uma recomendação da Organização Mundial da Saúde, que visa beneficiar as pessoas mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias. Ainda segundo o Ministério da Saúde, ao vacinar os grupos prioritários quebra-se a cadeia de transmissão do vírus para a população em geral.
De acordo com os números da Secretaria Municipal de Saúde, até agora a faixa da população que mais procurou os postos de vacinação foi a dos idosos, totalizando 4.222 doses aplicadas. Depois vem as crianças entre 06 meses e dois anos, cujos números apontam a imunização de 563 crianças em toda cidade. Quanto às gestantes, são 215 doses da vacina aplicadas. Os trabalhadores da saúde (clínicas, consultórios, hospitais, postos, farmácias) que tomaram a vacina foram 418.
Conforme já noticiado pela Vigilância Epidemiológica, o baixo índice de vacinação contra a gripe é atribuído ao medo de uma possível reação da vacina, o que não ocorre.
Novamente o serviço reforça que a imunização é muito importante porque além de não ter contra indicação, contribui para a diminuição do número de internações por gripe e óbitos por pneumonia, principalmente na população da Terceira Idade. Além disso também previne contra o vírus Influenza A H1N1, que causa a popular gripe suína.
Para quem ainda não foi tomar a vacina, basta ir à unidade de saúde mais próxima da sua casa das 07h às 17h e apresentar a carteirinha de vacinação. As doses estão à disposição em todos os postinhos e macros da cidade.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade