Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

28/07/2015

Milhares de devotos se reúnem na fé por Nossa Senhora

Rafael Machi
Detalhes Notícia
O Gigantão Azul ficou praticamente lotado durante a celebração de encerramento da visita da Imagem Peregrina

DA REPORTAGEM

Os católicos penapolenses viveram neste fim de semana momentos de fé com a visita à cidade da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida. A imagem, vinda do Santuário Nacional de Aparecida, localizado na cidade de Aparecida (SP), chegou na noite de sexta-feira (24) e desde então arrastou centenas de pessoas por onde passou, até a celebração de “despedida” da imagem, que ocorreu na manhã de domingo (26) no Ginásio de Esportes da cidade e que reuniu o maior público.
A visita marcou as celebrações dos 60 anos de elevação do Santuário São Francisco de Assis e os 50 anos da criação da Legião de Maria em Penápolis e na Diocese de Lins. Por se tratar de uma visita “oficial” da imagem vinda do Santuário Nacional, todo o trabalho foi acompanhado por representantes do Santuário de Aparecida e durante a permanência na cidade esteve presente também o Padre Evaldo Cesar, Missionário Redentorista.
Para o Pároco do Santuário, Frei Adalto Antônio, a visita da Imagem Peregrina serviu como oportunidade para que os fiéis católicos possam reavivar a fé. “A devoção que o povo tem a Nossa Senhora é uma devoção viva, que sempre tem que nos levar a Jesus, vivendo tudo o que Ele nos colocou, assim como Maria nos ensinou, para que façamos tudo o que Ele disser”, comentou.
A recepção da imagem ocorreu na sexta-feira no Parque Santa Leonor e reuniu centenas de devotos. Além de religiosos, também esteve presente o prefeito Célio de Oliveira (PSD) que discursou sobre a importância daquele momento para as pessoas e também para a cidade ao ser colocada em destaque diante do Santuário Nacional de Aparecida. Além da presença ainda da Presidente do Fundo Social de Solidariedade de Penápolis, Tudinha Fonseca, que coordenou os trabalhos de arrecadação de alimentos entre os devotos durante todo o fim de semana.
Uma grande carreata também chamou a atenção das pessoas, oportunidade em que a imagem foi levada em todas paróquias da cidade, fazendo com que muitas pessoas saíssem de suas casas para verem a passagem da Santa. 
No sábado (25) houve a exposição da imagem no Santuário para a visita dos devotos, além de celebrações durante o dia. Já à noite a programação se estendeu com o Santo Terço com a sequência de um Show Tributo à Virgem Aparecida com o cantor penapolense Cido Malta e convidados.

Despedida
O momento de maior aglomeração de devotos da Santa ocorreu na manhã de domingo com a celebração de “despedida” da imagem. O Ginásio de Esportes Antônio Castilho Braga, o Gigantão Azul, recebeu uma grande estrutura para acomodar milhares de devotos Penapolense e de outras cidades, que lotaram o ginásio para acompanhar a celebração.
Dentre tantos devotos estava a dona de casa Aparecida Vieira Martins, que se mostrou muito emocionada com a visita da Imagem Peregrina. “Estive na chegada da imagem e lá o padre disse algo que me tocou muito. Durante tantos anos nós nos acostumamos a visitar nossa Santa na cidade de Aparecida e desta vez ela está retribuindo as tantas visitas. Aquilo me emocionou muito e fez aumentar ainda mais minha fé. A imagem vai embora me deixando a certeza de gratidão por tantas graças alcançadas”, disse.

Avaliação
De acordo com um dos organizadores do evento, Regilson de Almeida, a avaliação do encontro foi bastante positiva, principalmente em relação à participação das pessoas. “Desde a acolhida da imagem na sexta-feira até na missa de encerramento tivemos uma participação muito considerável das pessoas. A fé de cada uma delas foi explícita e tenho certeza de que cada um teve uma experiência em particular”, avaliou.
Ainda para ele, a escolha do Santuário Nacional de Aparecida por Penápolis como parte ainda da comemoração dos 300 anos de encontro da imagem no rio Paraíba do Sul, representa uma dádiva. “Isso representa o carinho que o Santuário Nacional tem para com o povo penapolense. Grande parte da população tem devoção muito grande por Nossa Senhora, desta forma, cada preparativo do evento foi feito pensando neste carinho, no amor a Nossa Senhora Aparecida”, finalizou. 
Por se tratar de um evento grandioso organizado de forma oficial pelo Santuário Nacional, esta será a única vez que a imagem peregrina estará na região até o ano de 2017, quando se completam os 300 anos de aparição da imagem. 


Penápolis será destaque na TV Aparecida

Penápolis será destaque nacional em relação à visita da Imagem Peregrina com a divulgação feita pela TV Aparecida. A intenção é de que uma série de reportagens especiais sobre a cidade seja exibida durante toda uma semana no programa “Bem Vindo Romeiro”. As datas de exibição ainda não estão definidas, mas a expectativa é de que as reportagens vão ao ar ainda no fim de agosto. 
Para a produção de todo este material, uma equipe da TV Aparecida esteve na cidade na última semana. Eles abordarão diversos temas relacionados à cidade. Na parte religiosa estará Frei Mauro Strabelli e Frei Adalto Antônio, que falarão sobre o Santuário e a influência dos Frades Capuchinhos na fundação de Penápolis, que também terá referência cultural. Para falar sobre isso será exibida entrevista com o secretário municipal de Cultura, Luiz Carlos Colevati. A educação também terá destaque através da professora aposentada Dirce Pereira, que já foi premiada pelo Governo do Estado como a professora mais antiga em exercício no Estado. O marceneiro Julio Herrero também fará parte da série de reportagens falando sobre seu trabalho litúrgico com sua produção de peças sagradas.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade