Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

18/12/2022

Mercado de Trabalho: SOS capacita "Jovem Aprendiz" para o 1º emprego

Imagem/Reprodução
Detalhes Notícia
Jovens recebem diversas orientações administrativas e direito trabalhista para serem capacitados ao mercado de trabalho

DA REPORTAGEM

O Serviço de Obras Sociais (SOS) de Penápolis vem se destacando com a realização do “Programa Jovem Aprendiz” para adolescentes de 14 a 24 anos, sendo muito importante para atender a grande demanda desta faixa etária que existe na cidade, A partir dos 16 anos, a legislação permite que o adolescente seja inserido no mercado de trabalho, havendo assim, grande procura para participação com vistas ao primeiro emprego. 
O programa que é referência em Penápolis, visa realizar o acompanhamento do jovem para que seja inserido no mercado de trabalho, inclusive após a sua contratação, estimulando o desenvolvimento de valores éticos, a prática da cidadania, reforçando conhecimentos da formação base, e principalmente expandindo e agregando conhecimentos técnicos e específicos da sua área de atuação.
Atualmente, o programa “Jovem Aprendiz” é coordenado pelo professor  Rony Cleiton Menezes Garcia, e conta ainda com a atuação do professor Andrey José Alves da Silva, o qual informa que os participantes recebem capacitação em diversas áreas do mercado de trabalho,  administrativa, direito trabalhista e outras áreas fundamentais para agregar conhecimento aos jovens aprendizes. “São conteúdos voltados para que o jovem esteja cada vez mais preparado para o mercado de trabalho, e atuando junto à empresa que promove sua contratação”, destacou. Além disso, os jovens têm de aulas de informática em laboratório próprio do SOS, promovendo sua inclusão digital e capacitação para o trabalho com ferramentas tecnológicas.
Quando há o interesse da empresa em contratar um “jovem aprendiz”, o responsável entra em contato com a instituição, que indica o currículo daquele jovem que mais atende à necessidade da empresa, e a contratação acontece mediante as legislações vigentes.
A partir do momento em que a contratação é efetuada, o jovem não perde o vínculo com o programa, pois o objetivo é continuar treinando-o com orientações sobre o setor trabalhista e social. Uma vez por semana os jovens frequentam as aulas na instituição, e para estimulá-lo em relação ao segmento do curso, mesmo que já esteja empregado, os dias que ele comparece na instituição, são contados como dias trabalhados, podendo, inclusive, ser descontado caso ele falte às aulas. Hoje o programa possui dezenas de jovens inseridos no mercado de trabalho e outras dezenas que realizam preparação para a sua inserção de acordo com a capacitação que é realizada pela instituição.

Recursos Financeiros
Segundo a presidente do SOS, Solange Mateus, embora o programa “Jovem Aprendiz” seja reconhecido pelo Governo Federal, não existem recursos financeiros destinados através de órgãos públicos para o seu desenvolvimento, sendo que   o programa é realizado somente através da doação da comunidade e a contribuição de empresas participantes do programa e campanhas sociais promovidas pelo SOS na comunidade.  “Tudo é realizado com recursos próprios, por isso, estamos sempre promovendo campanhas para que tenhamos condições de manter o trabalho para os jovens da cidade, valorizando o aprendizado e sua capacitação para o mercado de trabalho”, afirmou. 
A presidente explicou que uma parte dos recursos são repassados pelas empresas que contratam os jovens participantes do programa, e que se trata de uma importante contribuição para subsidiar a equipe de monitores que atuam no desenvolvimento do curso. “Hoje temos jovens trabalhando, principalmente, em supermercados como empacotadores em supermercados, auxiliares administrativos, e outras funções em diversas empresas da cidade, seguindo todas as orientações do Governo Federal, e somente inserimos jovens em empregos considerados salubres, pois é  uma das exigências para o funcionamento do Programa”, destacou a presidente. “O jovem que entra no mercado de trabalho passa a ter uma ocupação remunerada, sem ficar ocioso e vulnerável às práticas ilícitas. É uma forma de valorizar o adolescente e mostrar que ele é capaz de realizar um bom trabalho ”, afirmou finalizou Solange. 

Pizza Solidária 
O SOS está promovendo a “Pizza Solidária” para o próximo dia 22 de dezembro, quinta-feira. Para isso, está oferecendo cada unidade por R$ 30 reais, nos sabores muçarela, calabresa ou mista. Assim convida a toda a comunidade a adquirir um cupom, e além de saborear esta deliciosa iguaria, poderá contribuir para a manutenção do programa Jovem Aprendiz. Os pedidos podem ser feitos através do Fone: 99104.5836, e poderão ser levados até o endereço indicado.  A entrega das pizzas será das 17 às 19h00 na sede da instituição, na avenida Antônio Veronese, 27-A. Vila américa. 

(Rafael Machi/Colaboração Tânia Pinheiro)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade