Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

30/07/2008

Meningite: Crescem os casos da doença na região

Está crescendo, em ritmo acelerado, os casos de meningite em vários Estados brasileiros. Penápolis já teve recentemente um diagnóstico comprovado. A pessoa que contraiu a doença, uma mulher, já recebeu alta médica. Mas, em São José do Rio Preto, cidade distante cerca de 110 quilômetros de Penápolis os casos estão se sucedendo rapidamente, o que tem deixado à população assustada. A vacina, conforme informação da Vigilância Epidemiológica de Penápolis, por ser considerada imune especial, não consta do calendário vacinal. Lotes somente são remetidos quando ocorre indicação médica. Ontem a Reportagem tentou por inúmeras vezes um contato com o secretário municipal de saúde, Roberto Martins Torciano, na tentativa de saber se está havendo algum trabalho de evitar que novos casos surjam, mas as tentativas foram em vão, mesmo pelo celular. Os pedidos para que a ligação fosse retornada, também não ocorreu. 

Gravidade
A preocupação da população se deve ao fato da doença ser considerada grave e evoluir rapidamente, levando à morte na maioria das vezes. Além de São Paulo, várias ocorrências estão sendo verificadas em estados próximos. Uma das vítimas recente foi Linkoln Soares de Lima, de apenas 2 anos e 9 meses, que faleceu em Campo Grande, MS. Devido aos sintomas, muitos médicos confundem o problema com uma virose, o que prejudica o tratamento. Linkoln foi à segunda criança que morreu no mês de julho. No dia 14, outro menino, de 5 anos, havia sido a primeira vítima.

Período
O inverno, segundo os especialistas, é o período em que aumenta o risco da doença. Os pais devem estar atentos a sintomas como dores de cabeça, febre e vômitos em jatos, manchas vermelhas e rigidez de nuca, nas crianças, e em mudanças na fontanela (moleira) dos bebês, que com a doença adquirem formato convexo (abaulado).

Doses
Doses de prevenção contra meningite meningocócica C, meningite pneumocócica, hepatite A e varicela não estão disponíveis nos postos de saúde. Essas vacinas são distribuídas de graça apenas nos 38 centros de referência de imunobiológicos especiais de todo o país – mas só em casos muito específicos, e com encaminhamento médico. Uma dose da vacina contra meningite pneumocócica pode custar até R$ 277,00.

Medo
Em Rio Preto, vizinhos da sexta vítima de meningite querem ser vacinados. Com medo, a maioria dos moradores deixou o condomínio onde Suelen Regina de Oliveira morava. A jovem tinha 22 e anos e a causa da morte foi diagnosticada como sendo meningite tipo C.
Desde o início do ano foram registrados 74 casos naquela cidade, a maior parte na região norte. O município, segundo as autoridades, ainda não vive uma epidemia, mas as estatísticas da Secretaria de Saúde têm deixado os moradores com medo. O problema levou o Ministério Público instaurar inquérito civil para apurar porque vítimas de meningite estão morrendo na cidade e o que o município e o Estado estão fazendo para conter o avanço da doença. A decisão foi tomada depois da morte de Suelen. Já em Araçatuba foi registrado um novo caso do tipo de meningite meningocócica na segunda-feira. A vítima foi um menino de três anos, morador de Guzolândia, que havia sido internado na semana anterior com febre, vômito, manchas na pele e dores na cabeça e no corpo. A criança ainda se recupera. Na região já ocorreram este ano 33 casos da doença. (SRF)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade