Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

06/08/2009

Mendigos: Secretário garante que ações estão sendo tomadas

Detalhes Notícia

O secretário da SASC (Secretaria de Assistência Social e Cidadania), Padre Joaquim Lima Brito, garantiu em entrevista exclusiva para a Reportagem ontem pela manhã, que a administração municipal, juntamente com outros órgãos, está tomando medidas para combater a mendicância em Penápolis. Representantes do SOS (Serviço de Obras Sociais), que mantêm um projeto neste sentido, bem como membros da administração municipal, Conselho Tutelar e Polícia Militar, estiveram reunidos para discutir as soluções a serem tomadas. “Queremos tomar as devidas medidas que venham favorecer tanto os moradores de rua como a população em geral”, comenta. Na oportunidade, Padre Joaquim lembrou que embora os demais órgãos e a própria secretaria se esforcem em diminuir o problema da mendicância na cidade por meio de programas, algumas dificuldades atrapalham o andamento destes. “Realizamos esta reunião no sentido de firmar parcerias entre o Ministério Público, Polícia Militar, Unidade de Saúde Mental e demais instituições para que o monitoramento entre estes moradores de rua seja feito de uma maneira que traga benefícios”, admite.

Casa da Mãe
Outro ponto citado pelo secretário durante a entrevista é com respeito à entidade “Casa da Mãe”, localizada nos fundo do Santuário São Francisco de Assis, que fornece alimentação aos moradores de rua, sendo presidida pela voluntária Isabel Castilho. “Nosso objetivo é sensibilizar que o trabalho desenvolvido pela Dona Isabel, por mais que tenha boa intenção, tem ocasionado o aumento de mendigos e andarilhos na cidade”, enfatiza. Este aumento, conforme lembrou Padre Joaquim, se deve à comunicação entre estes moradores sobre a boa alimentação que esta entidade fornece, fazendo com que pessoas de outras cidades e estados acabem fixando moradia na cidade. “Vamos entrar em contato com os frades, bem como acionar o Conselho de Assistência Social para que esta entidade tenha as condições mínimas para dar continuidade a este trabalho”, ressalta. Além desta medida, o secretário cita que outras estão sendo adotadas como o contato com membros do Ministério Público para pedir um respaldo público para a ação da Polícia Militar, assim como promover parcerias entre o SOS, Unisam, Conselho Tutelar e Casa da Mãe, expandindo assim os projetos que são desenvolvidos na cidade. “Pedimos a compreensão da população penapolense, pois dentro em breve este problema será solucionado, trazendo benefícios para todos nós”, finaliza.

Histórico
O DIÁRIO publicou, na edição da última quarta-feira, 05, uma matéria sobre o constrangimento e incômodo que alguns comerciantes que utilizam a área da Feira Livre, bem como moradores do bairro Vila Fátima e adjacências, estão sentindo com a decisão de alguns moradores de rua, em especial mendigos e andarilhos, em transformar a antiga Estação Ferroviária e as praças 09 de Julho, Daniel Rodrigueiro e Armênia onde antigamente funcionava o camelódromo, em moradia fixa. Alguns destes moradores tem utilizado o bebedouro instalado na Feira Livre para tomar banho, ameaçando até alguns transeuntes que passam pelo local. (IA)

Foto: O Secretário de Assistência Social e Cidadania, Padre Joaquim Lima Brito garantiu que medidas já estão sendo tomadas para este problema

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade