Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

17/09/2019

Melhorias: Câmara quer revitalização da Praça dos Fundadores

Imagem/Imprensa Câmara
Detalhes Notícia
Pedido apresentado pelo vereador Nardão Sacomani para revitalização de praça inclui proposta para identificação do monumento com nome e ano da fundação de Penápolis

Um dos pontos de homenagem e valorização  à história de Penápolis, a Praça dos Fundadores, na Av. Rui Barbosa, tem defesa apresentada pela Câmara Municipal  para sua revitalização. A indicação foi formalizada pelo vereador Nardão Sacomani (DEM). Entre as principais ações em prol do local, o democrata propõe a pintura ou outra forma de colocação  do nome de Penápolis e o ano da fundação (1908) no monumento.  Nardão Sacomani também pede melhor  identificação para a estátua do fundador da cidade, Manoel Bento da Cruz e cuidados diversos para a praça, como manutenção do piso, calçadas, bancos, novo abrigo para o ponto de ônibus e colocação de iluminação led. “A revitalização da Praça dos Fundadores valorizará a história de Penápolis e também o comércio na região que também segue para ganhar a reforma da antiga estação ferroviária, o que possibilitará a concentração de vários serviços para atendimento à população”, considera Nardão Sacomani. 

Desbravadores
A Câmara Municipal aprovou requerimento de autoria da vereadora Ester Sezalpino Mioto (PSD), na busca de informações da administração municipal  se existem estudos para a revitalização e conservação do Cemitério dos Desbravadores, na região do Colégio Agrícola, com acesso pela Rodovia Assis Chateaubriand. Em visita ao local, a pessedista constatou abandono, havendo grande matagal. O documento encaminhado ao  Executivo sugere ainda parceria com o Colégio Agrícola para conservação do espaço.

Massacre
No cemitério histórico foram enterrados 11 desbravadores, mortos em 1886  em ataque de índios caingangues  na fazenda de Joaquim Evaristo Pinto Caldeira, no Patrimônio Nosso Senhor dos Passos (bairro Lajeado), durante um “mutirão” para cultivo  de roça, o que causou esvaziamento da  região com sua retomada de ocupação só anos depois.

Imprensa/Câmara

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade