Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

11/07/2007

Meio Ambiente: Flora Tietê registra aumento na procura por mudas

Detalhes Notícia

A preocupação mundial com o aquecimento global e o crescimento da conscientização das pessoas sobre a preservação do meio ambiente têm proporcionado um significativo aumento na procura por mudas de árvores na Flora Tietê Associação de Recuperação Florestal, conforme destacou o coordenador José Borges Campos Neto (foto). “Em especial na região temos notado uma procura acentuada de mudas de árvores, principalmente nativas. Há expressiva procura por parte das usinas de açúcar e álcool, assim como pequenos e médios produtores rurais preocupados com a recuperação de matas ciliares e reservas legais, além de proporcionar melhorias em suas propriedades rurais”, afirmou o coordenador. Borges ressaltou que, felizmente, para o bem do planeta, todas as classes da população parecem ter despertado para a preservação da natureza. “Não dá mais para disfarçar que a situação mundial está ficando insustentável, a destruição do planeta segue a passos largos e, se algo não for feito de imediato, as próximas gerações sofrerão. Por isso estão dedicados ao plantio e recuperação de áreas”, afirmou Borges. Na Usina Campestre, o agricultor Renato Martins, foi citado como um dos mais recentes interessados em recuperar áreas. “Podemos relatar com alegria que nos últimos cinco anos a Flora Tietê já forneceu 5.442.218 árvores nativas, que ocupou 3.195 hectares em várias regiões do Estado de São Paulo, sendo a maior parte em nosso município e macro região”, disse o responsável.

 

Procedimento

Quem desejar realizar o plantio, em qualquer quantia, deve procurar a Flora Tietê, localizada na avenida Getúlio Vargas, próximo ao Projeto Incubadora. Caso o pedido ultrapasse a marca entre 5 e 50 mil mudas, a Flora conta com o respaldo da Associação Mata Atlântica, através do projeto especial que fornece de forma gratuita o total solicitado. “Podemos afirmar que este projeto é a redenção de nosso meio ambiente”, informou Borges. Nos casos em que o solicitante precise de um número menor, como dez exemplares, por exemplo, o procedimento é idêntico e, dependendo da situação, as mudas também serão doadas. “Quando não for possível a doação, os preços são acessíveis, nunca passando de R$ 1,00 cada muda”, garantiu Borges. Todos os projetos contam com acompanhamento técnico, tanto pela Flora Tietê como da Fundação SOS Mata Atlântica, que realiza visitas ao menos duas vezes ao ano. A Flora conta ainda com projeto paralelo que visa o plantio de eucalipto a ser utilizado como lenha nas empresas. Em cinco anos é possível realizar o corte, onde além de lenha, a madeira pode ser utilizada como mourão de cerca e demais finalidades. “Além disso, os eucaliptos plantados servem como sustentação para manter o resto de mata nativa que existe na região. Temos um slogan que diz: cada eucalipto no chão é uma árvore nativa em pé”, observou. Os mesmos procedimentos são realizados caso a pessoa deseje mudas de árvores frutíferas silvestres. “Nos reflorestamentos sempre introduzimos estes tipos de árvores visando alimentar a fauna”, finalizou o coordenador. (SRF)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade