Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

25/03/2012

MEIO AMBIENTE: Cuidados com água é discutido por crianças e adolescentes

Rafael Machi
Detalhes Notícia
No dia da água, alunos de escolas da cidade conheceram o Ribeirão Lajeado, que abastece Penápolis

DA REPORTAGEM

 

Durante esta semanamuito se falou sobre a conscientização da preservação da água, pois na quinta-feira, 22, comemorou-se o Dia Mundial da Água.

Na oportunidade a ONU (Organização das Nações Unidas) informou que 783 milhões de pessoas sofrem com a falta de acesso à água potável no mundo, e pediu um consumo mais consciente das pessoas. É muito importante fornecer educação de qualidade para crianças de todo o mundo no que se diz respeito à preservação do meio ambiente. Dados da organização mostram que em 2030, o mundo necessitará pelo menos 50% a mais de comida, 45% de energia e 30% de água. Sobre a educação ambiental para crianças e adolescentes, Penápolis possui um espaço muito adequado para estas aulas, é o CEA (Centro de Educação Ambiental) que foi criado em 1993 com o objetivo de preservação, conservação e recuperação dos recursos naturais, e despertar a consciência da população para os graves problemas relacionados à degradação do Meio Ambiente e má utilização dos Recursos Naturais.

Na quinta-feira, o CEA promoveu uma atividade educativa, em que alunos de escolas de Penápolis e região conheceram o Ribeirão Lajeado, que abastece o município com água potável. No período da manhã as crianças e adolescentes das escolas EMEF "Marilena Cipriano Pereira", EE "Dr. Carlos Sampaio Filho" e Escola Girassol de Avanhandava plantaram mudas de árvores nativas, como Sangra d’água, Ypê e Angico Vermelho, às margens do Ribeirão Lajeado; o objetivo, segundo a gestora do CEA, Rosemary Justi Veiga, é o de alertar sobre a preservação de matas ciliares. "Quando se preserva a mata em leitos de rios, evita-se a erosão, consequentemente o rio consegue fluir de forma melhor, evitando a diminuição do leito", informou.

Segundo ela, os cuidados com o Ribeirão Lajeado são fundamentais por se tratar da fonte de abastecimento da cidade. "É importante um trabalho de orientação para as crianças e adolescentes. Além de apreenderem sobre conservação, eles colocam em prática, para que no futuro sejam grandes ‘agentes ambientais’", explicou. Além da prática os alunos assistiram, vídeos explicativos sobre a importância da água e viram uma simulação de erosão. "São processos muito importante na educação da criança. Em primeiro lugar eles plantaram árvores e depois souberam o porquê do gesto sendo o dia da água, mas está tudo interligado, já que com a mata na beira do rio, evita-se a erosão e diminuição do leito do rio", enfatizou Rosemary. Encerrando a visita, os alunos conheceram o local do Ribeirão onde ocorre a captação de água, que depois é tratada e distribuída para as residências. A visita agradou as crianças e adolescentes da escola Carlos Sampaio, como o aluno João Vitor Gonçalves, 14 anos.

" Foi muito bom, conhecemos muita coisa e aprendemos mais sobre a importância da água, além da consciência de não jogar lixo no meio ambiente, já que com a chuva ele pode cair em rios e contaminar a água", comentou. A aluna Bianca Barbosa Souza, 15 anos, também gostou da visita. Ela conta que morava na capital paulista e que ficou impressionada com os cuidados que Penápolis tem com o meio ambiente. "Lá não tem essa reciclagem em cooperativa. Quando vim para cá fiquei muito feliz em saber tudo o que é feito em prol ao meio ambiente e agora faço minha parte para preservar o que é nosso", explicou.

 

Professores

Não foram somente os alunos que apreenderam sobre a importância da preservação da água, os professores também puderam conhecer um pouco mais sobra a água no município. O professor Neuman Pinheiro, aproveitou a oportunidade para passear sobre o Ribeirão Lajeado em um caiaque e contou que a oportunidade é maravilhosa. "É muito bom poder estar num rio tão bem conservado, porém, observei que existem alguns pontos que pescadores desmataram parte da mata às margens do rio, o que é uma preocupação, já que estão destruindo aquilo que fornece um bem para eles mesmos", ressaltou. A professora Cleide Maria de Jesus ressalta a importância da visita e interação dos alunos. "O gesto de plantar uma árvore para proteger um rio é algo que deve ficar marcado na memória da criança e do adolescente, para que voltem ao local no futuro e lembre, tendo a consciência de que ela também ajudou a preservar algo tão importante para nossa cidade", disse. A água potável, ou a doce disponível na natureza, é bastante restrita, cerca de 97,61% do total do planeta é proveniente das águas dos oceanos. (Rafael Machi)

 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade