Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

29/06/2008

Medula Óssea: Funepe encabeçará campanha de captação de doadores

A Fundação Educacional de Penápolis (FUNEPE), estabeleceu recentemente uma parceria com o Hospital de Câncer de Barretos e o Capítulo Demolay, cujo objetivo é viabilizar uma campanha de captação de doadores de medula óssea. Conforme destacou o presidente da faculdade, Éder Fonzar Granato, a campanha ocorrerá em Penápolis nos dias 09, 10 e 11 de outubro de 2008. O hospital, que atende a pacientes de praticamente todo o Estado de São Paulo e Estados vizinhos, tem tido grandes conquistas desde o início do trabalho, ocorrido em fevereiro de 2005, período onde já se conseguiu cadastrar cerca de 60 mil doadores. Este total, segundo Éder, representa quase 10% do cadastro nacional. “No Brasil existem cerca de 650 mil pessoas cadastradas no REDOME – Registro de Doadores de Medula Óssea -, sendo o trabalho de esperança para quem necessita do transplante não aparentado”, explicou o presidente. Quando não é encontrado um doador compatível na família, a chance de se encontrar uma medula óssea compatível com a de outra pessoa é de uma em um milhão. “Por este motivo é de grande importância à existência de um número cada vez maior de pessoas interessadas em doar o material, já que facilita a busca por um tipo compatível”, enfatizou Éder.
A medula óssea é um tecido líquido que ocupa o interior dos ossos, sendo conhecida popularmente por “tutano”, onde são produzidos os componentes do sangue. “Neste primeiro momento você doa esperança. Depois, se der certo, você doa vida”, finalizou o presidente.

Passo a passo para se tornar um doador

• Qualquer pessoa entre 18 e 55 anos com boa saúde poderá doar medula óssea. Esta é retirada do interior de ossos da bacia, através de punções e se recompõe em apenas 15 dias.

• Tudo seria muito simples e fácil, se não fosse o problema da compatibilidade entre as medulas do doador e do receptor. A chance de encontrar uma medula compatível pode chegar a UMA EM UM MILHÃO.

• Por isso, são organizados Registros de Doadores de Medula Óssea, cuja função é cadastrar pessoas dispostas a doar. Quando um paciente necessita de transplante, esse cadastro é consultado. Se for encontrado um doador compatível, ele será convidado a fazer a doação.

• Para o doador, a doação será apenas um incômodo passageiro. Para o doente, será a diferença entre a vida e a morte.

• A doação de medula óssea é um gesto de solidariedade e de amor ao próximo.
Caso decida doar

* O doador precisa ter entre 18 e 55 anos de idade e estar em bom estado geral de saúde (não ter doença infecciosa ou incapacitante).

Procedimento
Será retirada através da veia uma pequena quantidade de sangue (10ml) e preenchida uma ficha com informações pessoais. O sangue será tipado por exame de histocompatibilidade (HLA), que é um teste de laboratório para identificar suas características genéticas que podem influenciar no transplante. O tipo de HLA será incluído em cadastro. Quando aparecer um paciente, a compatibilidade será verificada. Se o doador for compatível com o paciente, outros exames de sangue serão necessários. sendo a compatibilidade confirmada, o doador será consultado para decidir quanto à doação. A doação é um procedimento que se faz em centro cirúrgico, sob anestesia peridural ou geral, e requer internação por um mínimo de 24 horas. Nos primeiros três dias, após a doação, pode haver desconforto localizado, de leve a moderado, que pode ser amenizado com o uso de analgésicos e medidas simples. Normalmente, os doadores retornam às suas atividades habituais depois da primeira semana. O Transplante de Medula Óssea é a única esperança de cura para muitos portadores de leucemias e algumas outras doenças do sangue. (SRF)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade