Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

02/11/2008

Medalha Maria Chica: Professora Dirce e tenente-coronel Washington recebem honraria

Detalhes Notícia

A professora aposentada Dirce Pereira da Silva e o tenente-coronel na reserva, Washington Faria Soares, receberam anteontem a Medalha Maria Chica em solenidade promovida pela Câmara Municipal de Penápolis. A homenagem aconteceu num reconhecimento aos feitos deles com benefício à comunidade penapolense. A concessão da Medalha Maria Chica faz parte das festividades do aniversário da cidade. A cerimônia contou com grande público e interpretação do hino nacional pela cantora Roberta Figueiredo. A Medalha Maria Chica para Dirce e Washington foi proposta respectivamente pelos vereadores Adalgiso do Nascimento, o Ziza (PMDB) e Mauro Olympio (DEM).

Professora
Filha de Marinho Aurélio da Silva e  de Maria Rita Pereira da Silva, Dirce Pereira da Silva nasceu   no dia 19 de dezembro de 1934, no bairro Lajeado, em Penápolis. Teve o início da sua infância marcada por muitas dificuldades financeiras da família, inclusive para se alimentar. Cursou a primeira série no Instituto de Educação Carlos Sampaio Filho, quando passou a trabalhar junto com sua mãe como lavadeira. O sonho que começou a ter ainda criança, de ser professora, foi realizado em 1954, sendo diplomada  no curso Normal, pelo Instituto Carlos Sampaio Filho. Tornou-se professora da rede municipal de ensino de Penápolis, mediante concurso público, em 1955. No mesmo ano amadrinhou junto com seu pai, a menina Maria Cristina de Almeida. Em 1957, mediante mais um concurso público de provas e títulos, ingressou na carreira do magistério da rede estadual de ensino. Participou da primeira turma do curso de Pedagogia da Funepe, formando-se em 1970. Em outro concurso em 1976, conquistou vaga para a função de diretor de escola. Conduziu sua carreira de professora  com extrema seriedade. Desde seu ingresso no magistério , jamais faltou  ao trabalho ou chegou atrasada em uma aula. Tanta responsabilidade e tempo de trabalho a tornaram um destaque em nível estadual  no dia 15 de outubro de 2003, quando foi homenageada no Palácio dos Bandeirantes, pelo governador Geraldo Alckmin e pelo secretário estadual de Educação, Gabriel Chalita, por ser na época a professora  com mais tempo no magistério na rede estadual de Ensino - 48 anos. Às vésperas de completar 70 anos, Dirce se aposentou no ano 2004, com 49 anos de dedicação ao ensino, tendo a Escola Luiza Bernardes Nory, como última escola.

Coronel
Filho de Orestes Soares de Moraes e de Maria Augusta Faria, Washington Faria Soares  nasceu no dia 15 de julho de 1940, em Penápolis. É o caçula numa família de cinco irmãos. Estudou nas escolas estaduais Augusto Pereira de Moraes e Luiz C. de Oliveira. Fez curso técnico na Escola de Comércio São Francisco  de Assis (OCEU). De origem humilde, aos 11 anos de vida, passou pelo falecimento de seu pai e logo começou a ter responsabilidades de gente grande. Descobriu sua vocação profissional   ao servir no TG 35, quando decidiu ingressar na Força Pública, gloriosa Corporação onde fez brilhante carreira, inicialmente  como soldado. O desejo de servir à Corporação e a determinação de um bom soldado fizeram  com que ingressasse na Academia de Polícia Militar  do Barro Branco, onde se formou Aspirante à Oficial, sendo promovido posteriormente a Tenente, Capitão, Major e Tenente-Coronel. Numa luta constante para alcançar seus objetivos, ingressou na Faculdade de Educação Física, tornando-se também professor de Educação Física e Educação Moral e Cívica.  Em Penápolis lecionou Educação Moral e Cívica e Educação Física em São Paulo nas escolas Carlos Sampaio Filho ,  Industrial (Adelino Peters) e  Funepe. Por força de seu trabalho várias vezes foi transferido para outras cidades, mas seu amor a Penápolis fez com que escolhesse a Terra de Maria Chica para criar seus 4 filhos, fruto do casamento  com Vera Ribeiro: Washington Carlos, Wilson Alexandre, Wagner Roberto e Cláudia Aparecida, onde passaram sua primeira infância. Neste período foi atuante no que diz respeito à manutenção da ordem pública em Penápolis e também no fortalecimento da segurança. Na década de 70, graças à sua intervenção foi criado o 1º Grupamento de Polícia, atualmente Cia. de Polícia Militar. Como católico fervoroso e cursilhista atuante foi indicado para a coordenação do Movimento Juvenil - JUCRIPE,  engajando os jovens em campanhas importantes para a comunidade, como arrecadação de roupas e alimentos para entidades. Atualmente na reserva, reside com sua família em Itatiba, próximo de seus filhos, noras , genro e quatro netos. Freqüentemente vem a Penápolis visitar seus familiares e inúmeros e grandes amigos que aqui conquistou. Imprensa/Câmara

Foto: Dirce Pereira da Silva recebeu Medalha através do vereador Ziza

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade