Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

08/01/2023

Mãe recebe rim do filho que teve morte cerebral em Birigui

DA REDAÇÃO

Um dos rins captados de Kauan do Amaral de Farias, 20 anos, de Birigui (SP), beneficiou a própria mãe dele, que aguardava na fila de transplantes. O jovem foi internado na Santa Casa de Araçatuba no domingo (1) com traumatismo craniano após acidente com moto, teve a morte cerebral constatada e a família autorizou a doação dos órgãos.
Em entrevista concedida à assessoria de imprensa do hospital, familiares dele informaram que era desejo dele, em vida, doar um dos rins à mãe, o que só poderia ser feito quando ele completasse 23 anos, conforme determina a legislação.
Segundo o que foi divulgado, Kauan era filho da pespontadeira Graziele Furquim do Amaral de Farias. Em julho de 2018 ela passou 45 dias internada, 15 deles na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), devido a uma crise severa de hipertensão.
Apesar do tratamento, os rins da paciente pararam de funcionar e ela precisou ser submetida a hemodiálise. Na época Graziele tinha 32 anos e em novembro do mesmo ano também perdeu a visão, em decorrência do quadro clínico.

Tratamento
A paciente fazia as sessões de hemodiálise três vezes por semana no Hospital do Rim da Santa Casa de Araçatuba e, com as dificuldades da mãe, Kauan assumiu a responsabilidade de ajudá-la nas tarefas do lar. Ele passou a cuidar da casa, das compras, da irmã, que tinha 4 anos na época, e ainda a acompanhava nas sessões de hemodiálise.
Segundo a irmã de Graziele, a comerciante Nayara Furquim do Amaral, foi aí que surgiu nele a ideia no jovem de doar um dos rins para a mãe. “Ele não se conformava em ver o sofrimento da mãe, por isso quis doar um rim para ela ficar livre das máquinas de hemodiálise”, contou.
Por ter 16 anos na época, Kauan dizia que quando completasse os 23 anos, idade exigida pela legislação para se tornar um doador em vida, ele doaria um rim para a mãe.

Acidente
Quis o destino que no primeiro dia deste ano o jovem se envolvesse no acidente de trânsito que causou o traumatismo craniano, abreviando a vida de Kauan. A morte encefálica foi constatada no início da tarde de terça-feira (3) e a equipe da Santa Casa de Araçatuba comunicou a mãe dele sobre a possibilidade de doação de órgãos.
Ao ser comunicada que poderia ser beneficiada com um dos rins do próprio filho, Graziele teve que decidir entre estar presente no velório e enterro ou ir para o Hospital das Clínicas de Botucatu, onde seria feito o transplante. Segundo o que foi informado, duas etapas de compatibilidade já haviam sido confirmadas e, diante da possibilidade de ter para sempre dentro dela “um pedacinho do filho”, a pespontadeira concordou em receber o rim de Kauan.
O procedimento foi realizado na manhã de quinta-feira (5) no Hospital das Clínicas de Botucatu, referência em transplantes renais no interior paulista. Segundo a assessoria de imprensa da Santa Casa de Araçatuba, a equipe Hospital do Rim foi informada pelo HC de Botucatu que o transplante transcorreu sem intercorrências e foi bem sucedido.

Órgãos
Além dos rins, foram captados pulmões, fígado, córneas e o coração, para a retirada de válvulas, beneficiando diretamente dez pessoas. Também foi captado o tecido ósseo, que pode ser utilizado em enxertos em casos de acidente e cirurgias de correções ósseas, também beneficiando várias pessoas.
Após a conclusão da captação que o corpo passou por exame necroscópico no IML (Instituto Médico Legal) e o enterro aconteceu ontem, no cemitério da Consolação. Um inquérito deve ser instaurado para investigar o caso. 

(Com informações Hojemais Araçatuba)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade