
CADERNOS


VÍDEOS

CLIMA
fale com o DIÁRIO

+55 (18) 3652.4593


Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br
CIDADE & REGIÃO
01/03/2015
Mauro Shinkai recebe título de Cidadão Penapolense

A construção de uma história de sucesso num país de cultura e natureza muito diferentes da sua terra natal e com grandes benefícios a Penápolis. O reconhecimento oficial por isso ao empreendedor Mauro Shinkai, 83 anos, ocorreu anteontem em solenidade em que o contemplou com o título de Cidadão Penapolense na Câmara Municipal. A honraria foi proposta e entregue pelo vereador Ricardinho Castilho (PV).
Vida
Filho de Shigeichi Shinkai e de Kimie Shinkai, Massayuki Shinkai, nasceu em 16 de setembro de 1931 , no Estado de Kumamoto, no Japão.
Com aproximadamente 1 ano de idade migra para o Brasil junto com seus pais em 1932 na busca de melhores condições de vida, procurando sair de situação pouco promissora em sua terra natal, em que o pai, lutador de sumô, trabalhava como pescador no mar e a mãe vendia frutas na estação de trem. A viagem de navio para o Brasil durou cerca de 60 dias, percorrendo mais de 17 mil quilômetros em alto mar até Santos. O destino final, a região de Penápolis, demandou ainda longa viagem de trem.
Num país de cultura e língua totalmente diferentes, a família Shinkai dedica-se à lavoura de café. Por 2 anos, trabalham para custear as despesas da viagem. Shigeichi quis voltar para o Japão, mas foi convencido pela esposa de continuar no Brasil. Na escola, Massayuki Shinkai, no primeiro ano principalmente, por não saber falar português, enfrentou dificuldades de compreensão das aulas. Desde criança, ajudou sua família. De início, na enxada, na lavoura de café. Também trabalhou no preparo de terras para o plantio de algodão, milho e outros cereais. Vendeu frutas e verduras na cidade colhidas com peões. Em julho de 1955, decide deixar de trabalhar na lavoura, passando a dedicar-se ao comércio de cereais. Em 1958, compra dois caminhões Ford, da agência de Salim David Humsi e começa a comprar a comprar feijião, batata, cebola e alho em vários estados do Brasil. Em 23 de outubro de 1959 - casa-se com Mitsuco, a Dona Tereza e são abençoados com 4 filhos: Márcia, Edna, Wilson Yudi e Alexandre.
De grande visão como empreendedor, Mauro Shinkai intensifica cada vez mais seus negócios, percorrendo diversas regiões do país, como compra de cebola no Rio Grande do Sul, muitas vezes ele mesmo dirigindo o próprio caminhão. A partir de 1971 Mauro Shinkai dá um salto ainda maior com expressiva aquisição de área rural. Avança mais e mais, consolidando-se como destacado empreendedor, proprietário rural e pecuarista no país.
Na área social, Mauro Shinkai também é notável colaborador com a comunidade de Penápolis. Doou área de 30 mil metros quadrados para construção do novo Hospital Espírita João Marchesi, fez doação de passarela no Parque Santa Leonor e colabora para a construção de marginal na Estrada Arnaldo Covolan. Mauro Shinkai, possui 9 netos e uma bisneta.
Imprensa/Câmara
CIDADE E REGIÃO
Tutores de cães são condenados por ataque contra mulher
CIDADE E REGIÃO
Morre jovem que sofreu acidente ao conduzir moto na contramão na rodovia Marechal Rondon
CIDADE E REGIÃO
Barbosa adere a programa de consórcio regional
Imagens da semana
© Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.