Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

28/06/2012

Mauro Shinkai homenageia cidade com passarela sobre o Santa Leonor

Secom-PMP
Detalhes Notícia
Passarela doada pelo pecuarista Mauro Shinkai já faz parte da paisagem na marginal Santa Leonor

Quem passa pela marginal do córrego Santa Leonor, em trecho próximo aos bairros residencial Fernanda e Jardim Santo Antônio, percebe a instalação de uma passarela – em estilo oriental – que além de servir de passagem para pedestres sobre o curso d'água, também ornamenta o local.
O monumento é uma doação do pecuarista Massayuki Shinkai, mais conhecido como Mauro Shinkai, como forma de agradecimento pela receptividade que teve, há 80 anos, durante sua chegada e permanência em Penápolis.
Ao tomar conhecimento da ideia, o prefeito João Luís dos Santos autorizou a construção do monumento e mobilizou a equipe de engenharia da prefeitura para que desse total apoio ao projeto, que incluiu ainda a instalação de um “Tôri”, portal típico localizado na entrada dos templos japoneses. Ele representa, para quem entra em um templo Xintoísta, a separação entre o mundo físico e o espiritual. As colunas seriam os alicerces que sustentam o céu e as vigas transversais representam a terra.
“Ficamos felizes, em nome do povo penapolense, de representar a cidade nesse momento em que o senhor Mauro Shinkai e sua família – esposa e filhos – fazem  essa homenagem”, disse o prefeito, emocionado ao lembrar que, ainda em 2010, dentro das comemorações da imigração japonesa no Brasil, Mauro e outros imigrantes foram homenageados pelo município.
“Os grandes homenageados naquele evento e que fizeram história em Penápolis e contribuíram para a integração da comunidade Nikkey na sociedade penapolense estavam lá e, entre eles, Mauro Shinkai”, lembrou o prefeito, elogiando a iniciativa do pecuarista em construir esse monumento.

Parceria
Segundo o arquiteto Reinaldo Morás, responsável pelo acompanhamento da obra que será entregue oficialmente nos próximos dias para comunidade penapolense, as equipes de Engenharia e Obras da Prefeitura de Penápolis são parceiras na instalação da passarela e do portal.
“Nessa parceria a prefeitura fez, em concreto, a base de sustentação da ponte, forneceu madeira para o portal e trabalha na parte de jardinagem do local”, explicou Reinaldo, enquanto agradecia a empresa Brito pela doação da tinta usada no portal.
O arquiteto informou que na entrada do Tôri (portal) será instalada uma placa de agradecimento da família que, como na construção da passarela, também foi custeada pelo pecuarista Mauro Shinkai.
Massayuki Shinkai nasceu em 16 de dezembro de 1931 na província de Kumamoto, no Japão. Casado com Mitsuco Shinkai, conhecida como Terezinha Shinkai, tem 4 filhos e 9 netos. É pecuarista com propriedades rurais nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás e Pará. Iniciou trabalhando com os pais na lavoura de café ainda criança, já trabalhou com comércio de cereais e pecuária, permanecendo nessa atividade até hoje.

Secom – PMP 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade