Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

21/04/2021

Mato na linha férrea gera reclamação na Cidade Jardim

Imagem/Rafael Machi
Detalhes Notícia
Apesar das reclamações, moradores ainda aguardam solução do problema de mato alto às margens da linha férrea

DA REPORTAGEM

Após quase 40 dias em que moradores da avenida Sargento Moura, na Cidade Jardim, já haviam reclamado do mato que cresce às margens da linha férrea em uma grande extensão da via, em que a Prefeitura da cidade ainda havia assumido compromisso de limpeza do local, nada foi feito para amenizar o problema.
Nesta semana, os moradores voltaram a reclamar dos incômodos causados com o aparecimento de bichos e insetos nas residências bem como a preocupação dos moradores em relação à segurança, já que o matagal pode servir de esconderijo para bandidos.
A situação já havia sido exposta pelo DIÁRIO DE PENÁPOLIS, em outras oportunidades, onde também houve a reclamação dos moradores próximos. 
No fim de 2018, uma empresa contratada pela Rumo, concessionária que explora e administra a linha férrea, realizou a erradicação de centenas de árvores que estavam no barranco entre a linha e a avenida alegando segurança das composições que passam pelo local.
Na época, uma grande limpeza foi feita no espaço por toda a avenida, entretanto ela não foi mantida, permitindo o crescimento do mato em outras épocas. Com este problema, os moradores chegaram a procurar a reportagem para reclamarem sobre a situação, tendo a prefeitura de Penápolis realizado a limpeza em outras oportunidades.
Segundo moradores do local, a limpeza não é constante, o que permite o crescimento intenso do mato. Com isso, é comum os moradores relatarem o aparecimento de insetos e até mesmo ratazanas e pequenas cobras, que já foram encontradas nas proximidades. 
Outro problema relatado é o desrespeito por parte de outras pessoas, que acabam se aproveitando do mato alto no local para realizarem o descarte irregular de entulhos e até mesmo lixo doméstico. 
Eles reclamam ainda que, em alguns pontos, o mato invade a avenida, gerando perigo para quem transita pelo local, pois a via é muito utilizada por ciclistas, que acabam tendo que andar no meio da rua, dividindo espaço com carros e motos, para desviar do mato alto. 
O mato no local tem gerado também a preocupação dos moradores em relação à segurança. A situação facilita o esconderijo de bandidos para a prática de crimes, principalmente a noite quando vários pontos da avenida acabam se tornando escuros por conta da iluminação precária ou pela existência de grandes árvores na via.
No dia 13 de março, o DIÁRIO publicou matéria relatando a reclamação dos moradores do local. Na oportunidade, a Prefeitura de Penápolis informou que a citada área já estava no cronograma de limpeza elaborado pela Secretaria Municipal de Agricultura e que os trabalhos seriam iniciados em até 20 dias, o que não aconteceu.
Novamente questionada, a Secretaria de Agricultura informou que está com baixo número de funcionários e que na fase emergencial do Plano SP a jornada foi reduzida para 6h. “A região está listada na programação de limpeza urbana, que deve ocorrer nas próximas semanas deste mês, conforme informou o Sr. Edison Ribeiro, titular da pasta”, concluiu a nota enviada. 
A reportagem do DIÁRIO também enviou e-mail para a empresa Rumo, que também é responsável pela área, porém, novamente, não se obteve resposta.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade