Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

15/03/2008

Martírio de Padre Claro é contado em livro

Detalhes Notícia

Entre os eventos culturais que comemoram o centenário de Penápolis, está o lançamento de um livro que conta a saga do padre Claro Monteiro do Amaral, morto pelos índios caigangs às margens do rio Aguapeí e próximo a um pequeno afluente que atualmente leva o nome do mártir religioso.
O local onde ocorreu o ataque dos silvícolas no ano de 1901 está hoje dentro do município de Alto Alegre, mas o evento foi importante para a colonização da Alta Noroeste e em especial para a fundação da cidade de Penápolis.
Segundo informações do Departamento Municipal de Cultura de Penápolis, o lançamento do livro será dia 10 de abril às 20 horas nas dependências da Biblioteca Municipal “Professor Fausto Ribeiro de Barros”, à rua Irmãos Chrisóstomo de Oliveira, 333 no centro da cidade.

O escrito
O trabalho de pesquisa, entrevistas e documentos históricos foi produzido por Vicente Martins Vanin, ex-vigário da Paróquia de Nossa Senhora das Graças em Andradina e deverá merecer atenção de todos católicos da Alta Noroeste.
Martins Vanin disse que o escrito é resultado de um pedido do reitor Monsenhor Vicente Zioni, dirigente do Seminário Episcopal de São Paulo. O livro é uma homenagem ao seminário onde padre Claro estudou, mas também “é uma homenagem ao Santuário de Aparecida, do qual foi o Primeiro Vigário, e às Dioceses de Lins e Araçatuba, em cujos territórios derramou o seu sangue pela conquista dos índios, e a Bauru, ponto de partida de sua missão catequética”. O livro publicado pela Editora Santuário, de Aparecida do Norte chegou na semana passada a Andradina e o autor Vicente Vanin já anunciou que em parceria com o Departamento Municipal de Cultura de Andradina, o livro será lançado dia 3 de abril às 20 horas, na Casa da Cultura Cora Coralina. A Igreja Católica em Lins e Araçatuba também estão interessadas em divulgar o livro e promover seu lançamento.

O autor
Vicente Martins Vanin nasceu em Pederneiras no ano de 1928. Estudou em Botucatu e Lins e cursou o Seminário Central de Ipiranga em São Paulo. De 1952 a 1974 foi vigário da Paróquia de Nossa Senhora das Graças em Andradina e após esse período, licenciou-se do sacerdócio para constituir sua família e continuar morando em Andradina em meio a seus parentes, amigos e antigos paroquianos. (Agência Visão).

Foto: Vicente Martins Vanin nasceu em Pederneiras no ano de 1928

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade