Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

05/11/2016

Maratona: Penápolis terá cinco locais de aplicação do Enem

Imagem/Rafael Machi
Detalhes Notícia
A professora de Luciana de Nadai ressalta a importância de se dar bem na redação do Enem

DA REPORTAGEM

O dia mais esperado para oito milhões de candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) chegou. Entre hoje e amanhã eles se reunião para realizarem uma das provas mais importantes do país que, além de avaliar a qualidade de aprendizagem dos alunos do ensino médio, serve como porta de entrada para diversas universidades estaduais e federais, além de fundamental para aquelas pessoas que buscam ingresso nos programas de bolsa e financiamentos estudantis em universidades privadas.
Em Penápolis, apesar de o Inep não divulgar as escolas, a reportagem apurou que serão cinco locais de prova, sendo as escolas Luiza Maria Bernardes Nory, Ester Eunice de Oliveira, Adelino Peters, Carlos Sampaio Filho – estas da Rede Estadual – e também a Fundação Educacional de Penápolis, a Funepe.
No primeiro dia de prova, hoje, o candidato terá 4 horas e 30 minutos para responder questões de ciências humanas e de ciências da natureza. Amanhã, domingo, ele terá 5 horas e 30 minutos para as perguntas de linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e redação.
Os portões serão abertos às 12h00 e fechados às 13h00, no horário de Brasília. As provas começarão, nos dois dias, às 13h30. Os gabaritos oficiais das questões objetivas serão divulgados pelo Inep até o dia 9 de novembro. Já os resultados ainda não têm data marcada para serem apresentados.

Preparação
Assim como diversos outros estudantes em todo o país, diversos alunos em Penápolis também estiveram focados nos estudos para se saírem bem no Enem deste ano.
A reportagem conversou com um grupo de estudos da escola Ester Eunice. Formado por cinco meninas da 3ª série do Ensino Médio e com idades entre 17 e 18 anos, muitas delas, além das aulas normais e do estudo em casa, ainda se prepararam através de cursos extras. Este é o caso da Thainara Greco Francisco, que frequentou um curso preparativo da Unesp de Araçatuba. Viajar para estudar virou rotina para ela neste ano. “Viajei diversos dias para participar do cursinho. Vi a oportunidade para me preparar ainda mais para o Enem, já que vejo nesta prova a oportunidade para que eu possa cursar uma boa faculdade. Além disso, me dediquei ainda a diversos simulados na internet, além de estudar e fazer os simulados do próprio aplicativo do Enem”, comentou.
A maioria destas estudantes não fará a prova pela primeira vez. Elas já fizeram os chamados “treineiros”, que foi a realização do Enem em anos anteriores, mas apenas para conhecimento da prova. Foi o que fez a aluna Pietra dos Santos Borsanelli. “Fazer a prova do Enem, mesmo que por treineiro, me ajudou muito, já que pude conhecer como é aplicada a prova, como são as questões, além de correr contra o tempo, assim como os demais candidatos. Desta forma posso fazer uma prova de forma mais tranquila e relaxada, o que me ajudará na concentração para responder as questões”, afirmou.
Tem gente que pensou até em uma técnica para aplicar na hora da prova e assim tentar ganhar vantagem sobre os demais candidatos, é o que revelou a aluna Amanda Yuri Hashimoto Rocha. “Acredito que além da calma na hora da prova, é fundamental dar preferência para aquelas questões que você tem mais domínio, assim você pode trabalhar com calma nas questões que você tem mais chance de acertar e elevar sua nota, já que as questões são extensas e cansativas, o importante é tentar manter o foco”, revelou.
Ontem, último dia de estudos organizado por elas, a prioridade eras as revisões e o esclarecimentos de dúvidas. “Estamos passando o dia revendo fórmulas, fazendo revisões de conteúdos e algumas coisas a mais. Passamos o ano todo estudando e agora é somente revisão para tentar deixar os conteúdos claros na cabeça”, disse a estudante Luciana Rufatto Soliani.
Buscar boas notas e assim ingressar em uma boa faculdade pública ou através dos programas de bolsas para universidades particulares é o que buscam os milhões de alunos que estão prestando as provas, assim como o de Jéssica Beatriz Abranti. “Além das vagas em universidades estaduais e federais, ainda existem recursos como o Prouni, Sisu e até o Fies, que podem ajudar muito na hora de fazer uma faculdade e crescer profissionalmente, por isso a importância de fazer uma boa prova e conseguir as notas necessárias”, enfatizou.
Já para a professora de Língua Portuguesa e Literatura, Luciana de Nadai, ter criatividade e originalidade na hora de fazer a redação podem ser passos importantes. “A redação é um item muito importante na prova e que pode destacar o aluno no resultado final. Por isso, é importante ele sair da mesmice e mostrar indícios autorais em seu texto. Quanto mais você se destaca na redação, maior será sua nota. Para isso vale, por exemplo, fazer a redação em primeiro lugar, antes da prova. Assim você ainda estará descansado e poderá ter mais ideias, mostrando maior domínio sobre a o tema proposto”, explicou.


Confira mais dicas para o Enem

Uma boa alimentação pode auxiliar diretamente no bom funcionamento do organismo e, consequentemente, no desempenho nas provas. Com base nisso, o candidato deve priorizar uma alimentação equilibrada e sem excesso de gorduras, açúcares e sódio, principalmente hoje e amanhã. Frutas, verduras, peixes e castanhas são bons exemplos.

Local da prova
Apesar de não ser obrigatório, o Cartão de Confirmação de Inscrição apresenta o local exato da prova e, por isso, pode ser um aliado na hora de localizar o respectivo prédio e sala. Com o documento em mãos, os candidatos não precisam perder tempo consultando as listas fixadas nos estabelecimentos, caso fiquem em dúvidas sobre alguma informação.
Vale reservar alguns minutos do dia para separar os materiais que serão utilizados nas provas, como o documento de identificação com foto e a caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, que compensa ser testada com antecedência. Canetas extras também são recomendadas para evitar imprevistos.
Água, bebidas não alcoólicas, guloseimas e alimentos, como frutas, bolachas, barras de cereais, castanhas e chocolates são permitidos. Vale deixá-los separados para não correr o risco de esquecer alguma coisa ou de enfrentar filas no dia das provas.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade