Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

04/12/2016

Maquete natalina: Presépio e Mini Mundo encantam pessoas no Garden

Imagem/Rafael Machi
Detalhes Notícia
Crianças observam, admiradas, o Mini Mundo exposto no Garden Shopping

DA REPORTAGEM

Quem nunca imaginou viver em um mundo melhor? Com a proximidade do Natal, as pessoas começam a fantasiar ainda mais um mundo assim, onde tudo seja lindo, com muitas luzes e harmonia. A imaginação das pessoas fica mais rica quando vê um “projeto” de um mundo como este. Isso é um pouquinho do que se pode ver no Penápolis Garden Shopping através da exposição de um presépio e o tradicional Mini Mundo, que retrata, através de uma grande maquete, um mundo onde qualquer pessoa gostaria de viver. O Mini Mundo ganhou os penapolenses por sua beleza e riqueza de detalhes quando era exposto na residência do casal Mara Viana e Artur Rodrigues Alves, na avenida Olsen. A maquete havia se tornado um ponto de parada obrigatório no período natalino para ser admirado. Em 2012, a família mudou-se para o Rio de Janeiro, entretanto a riqueza admirada pelas pessoas foi incorporada ao patrimônio de Penápolis para que todos pudessem continuar, admirando este mundo perfeito.
Foi justamente isso que o Garden Shopping, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura quis oferecer neste Natal. A abertura da exposição ocorreu na última quarta-feira (30) com a presença de inúmeras pessoas, que se emocionaram com a apresentação do Coral Livre Municipal que apresentou diversas canções que simbolizaram o momento. De acordo com o Secretário Municipal de Cultura, Luiz Colevati, a ideia de trazer o Mini Mundo às pessoas, é o de oferecer algo a mais sobre as comemorações natalinas. “Nesta época, as pessoas são tomadas pelo espírito natalino com pensamentos positivos e com a esperança de um mundo melhor. E é justamente com o Mini Mundo que elas sonham com este mundo melhor, de alegrias. Por isso buscamos esta parceria com o Garden para trazermos este trabalho que é muito bonito e sempre muito cobrado pelas pessoas, que não vêem a hora de poder observá-lo novamente”, comentou.
A exposição que ficará até o dia 5 de janeiro, pode ser admirada no horário de funcionamento do Shopping, no hall de entrada com acesso ao Extra Supermercados.

Admiração
É justamente esta admiração que as pessoas buscam ao visitarem o Mini Mundo. Este é o caso da aposentada Fátima dos Santos Bueno. Ela contou que conheceu a maquete há alguns anos, quando ainda era exposto na casa da família idealizadora do projeto, e que desde então, todos os anos em que o a maquete é exposta, ela faz questão de visitar. “Acho tudo muito lindo. É incrível como toda esta maquete foi criada com tantos detalhes. Quando conheci me apaixonei pelo trabalho e desde então, sempre que ela é exposta, eu faço questão de visitar. Sinto-me como em uma casinha de boneca”, afirmou a aposentada. Para ela, a maquete não lhe traz somente a alegria de admirar a beleza do trabalho, mas a esperança de um mundo melhor. “Vejo tudo funcionando de forma tão harmoniosa e com tanta luz que fico me perguntando quando teremos isso em nosso mundo? Quando poderemos ver as coisas com tanta alegria e sem preocupações? Infelizmente o mundo que almejamos, fica somente em nossa imaginação, em nossos pensamentos”, disse emocionada. Emoção, inclusive, que se percebe em quem para alguns instantes pára admirar o trabalho do Mini Mundo. As crianças se emocionam com as luzes, os trens que percorrem a maquete e o Papai Noel que se expõe, e os adultos que almejam um mundo como este para eles, para seus filhos e todas as outras gerações que estão por vir.

Crescimento
O presépio começou a ser montado em uma mesa na varanda da casa do casal Mara e Artur, na  Av Olsen, em 1984. Aos poucos foram sendo adicionadas peças que eram presenteadas por amigos ou trazidas em viagens.
A idéia de adicionar à tradicional cena do nascimento de Cristo um Mini Mundo teve inicio quando criou uma peça representando o Santuário São Francisco de Assis com o desenho original estampado. A partir daí, a cada ano, ele crescia e logo foi aberto à visitação pública no período de dezembro. O presépio e Mini Mundo possuem mais de 20 mil peças. O trabalho ganhou destaque e já foi visto por milhares de pessoas que visitam a cidade ou através de reportagens em TV e de várias revistas e jornais, como no DIÁRIO DE PENÁPOLIS, oportunidade em que a advogada e criadora do projeto, Mara Viana, destacou sua alegria de expor o trabalho de sua família. “É muito satisfatório ver este projeto montado e as pessoas elogiando, gosto porque para muitos transmite uma mensagem de otimismo, de um mundo melhor e mais bonito”, afirmou na época.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade