Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

03/04/2008

Mapeamento do crime chega a mais 12 cidades do interior

O secretário Estadual de Segurança Pública, Ronaldo Marzagão participou na tarde de terça-feira, 1, do 52º Congresso Estadual de Municípios "Municipalismo: Respeito e Compromisso", na cidade de Santos, litoral sul de São Paulo. Marzagão ministrou a palestra  Princípios da Segurança Pública, onde destacou os principais trabalhos de segurança realizados no Estado. Durante o evento, ele anunciou novidades nos sistemas RDO/Infocrim e de rádios digitais, que serão expandidos.
O congresso é considerado o maior evento municipalista do Estado e visa consolidar oportunidades para debater legislações, encaminhar reivindicações, trocar experiências de gestão e apresentar soluções para melhoria na administração dos municípios.
Marzagão aproveitou o encontro com as autoridades municipais para anunciar a implantação de mais ferramentas tecnológicas de segurança nas cidades do estado. Até o final do mês de abril, 12 cidades com mais de 100 mil habitantes (Presidente Prudente, Catanduva, Piracicaba, Araçatuba, Birigüi, Americana, Santa Bárbara D'Oeste, Hortolândia, Sumaré, Limeira, Rio Claro e Araras) vão receber o sistema de Registro Digital de Ocorrências (RDO) e Infocrim. E até o final deste ano, o sistema vai se estender a todos os municípios do Estado.
O RDO e o Infocrim são a base de planejamento de ações policiais, que resultaram na queda de 66% dos homicídios desde 1999. O sistema permite não só a digitalização das ocorrências policiais, mas também o mapeamento crimes. Outro anúncio importante é a compra de rádios digitais para os municípios de Bauru, Presidente Prudente, Araçatuba e a instalação, ainda este ano, de rádios que já foram comprados para as cidades de São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Piracicaba e Sorocaba. A SSP trouxe para as autoridades municipais presentes as políticas de segurança pública no Estado de São Paulo. Foram destacados os principais princípios político de combate à violência no Brasil. O secretário enfatizou a inteligência policial e a inclusão social. "O problema da violência no Brasil só será solucionado da seguinte forma – polícia inteligente e inclusão social, que se dá pela igualdade de oportunidades". Também destacou a importância da integração entre as polícias civil, militar e técnico-científica, experiência inédita no Brasil, e a qualidade das polícias. "Precisamos do máximo de qualidade dentro da quantidade. As polícias entendem que é melhor para elas otimizar os seus efetivos do que aumentá-los gradativamente".
Hoje, o estado conta com 134 mil homens e para Marzagão, a qualidade é exatamente obtida nos cursos de formação e simplificação do sistema policial. Outro princípio básico exposto na palestra foi sobre o aperfeiçoamento das Corregedorias no sentido preventivo, de orientações aos policiais. O secretário comentou ainda a questão da comunicação permanente das instituições públicas com outras secretarias do estado, com órgãos federais e municipais. Para Marzagão, o poder da polícia dos municípios é enorme e esse compartilhamento de experiências tende a enriquecer e fortalecer ainda mais a segurança em São Paulo.
O debate foi encerrado com perguntas feitas pelo público presente e um dos questionamentos do presidente da mesa, Antônio Carlos de Faria, prefeito da cidade de Caconde, foi a possibilidade de um convênio entre os municípios com a Secretaria de Segurança Pública. O secretário respondeu que não só é possível como já vem funcionando e dando resultados. No ano passado a SSP investiu 11 milhões em convênios com os municípios. "Essa experiência tem se mostrado bastante adequada porque agiliza os trabalhos de segurança nas cidades e também facilita a fiscalização", comentou. (Redação)
VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade