Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

27/08/2009

Mapa Cultural Paulista: Municípios disputam fase regional de Música hoje

A Secretaria de Cultura da Prefeitura de Penápolis convida toda população a prestigiar hoje, 27, logo mais às 20h no Teatro Lúmine, a apresentação dos candidatos que participam da Fase Regional do Projeto Mapa Cultural Paulista 2009/2010 na modalidade Música. O evento tem entrada franca e qualquer pessoa pode assistir a programação.
De acordo com o secretário de Cultura, Joaquim Alberto Fernandes, o Beto, Penápolis já sediou na semana passada a etapa regional da modalidade Dança, e hoje é a vez da Música. Beto informou que estão programadas quatro apresentações instrumentais, sendo que três delas estão competindo no projeto.
“Na abertura do evento desta noite teremos a apresentação da Orquestra Penapolense de Música Raiz. Depois seguem os números das cidades de Ilha Solteira, Araçatuba e Penápolis”, revelou o secretário.
Entre os competidores da modalidade de hoje estão a Orquestra Sinfônica de Ilha Solteira, a Orquestra Municipal de Sopros de Araçatuba e o músico Cleiton Cristian da Silva, de Penápolis.
O Mapa Cultural Paulista acontece em três fases, sendo uma municipal, uma regional e uma estadual. O mesmo é dividido em modalidades: artes plásticas (pintura em tela, escultura e desenho), dança, teatro, literatura, música (canto coral, instrumental), fotografia, desenho de humor e vídeo (animação, documentário e ficção).
Os números que passarem pela Fase Regional seguem para a Fase Estadual. A principal novidade nesta edição é que ao invés de uma final na capital os vencedores das fases regionais participarão de um circuito de apresentações pelo Estado. A realização é do Governo de São Paulo, através da Secretaria de Estado da Cultura, com apoio das prefeituras.
Secom – PMP

Júri é formado por especialistas
Os jurados que vão fazer a avaliação dos participantes da fase regional do Mapa Cultural Paulista – modalidade Música instrumental, são designados pela Secretaria de Estado da Cultura. Para tanto estarão hoje em Penápolis:

Branco Bernandes: Diretor Artístico e Regente da Orquestra de Câmara Paulista, Branco Bernardes é Mestre em Regência de Orquestra pela Unicamp. Graduou-se Bacharel em Violino pelo Instituto de Artes da Unesp. Foi professor de Música de Câmara, Violino e Viola na Faculdade de Música Carlos Gomes, Fundação Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, e Escolas Municipais de Música e de Iniciação Artística, onde também criou e dirigiu o Coro Infantil e a Orquestra Infanto-Juvenil. Idealizou o Festival de Inverno de Ilha Solteira, tendo sido seu Diretor Artístico (2001). Tem se dedicado não apenas ao ensino formal como também à realização de palestras e concertos didáticos. Atualmente é curador do Mapa Cultural Paulista, da Secretaria de Estado da Cultura.

Domingos Sacco: Há quase seis décadas Domingos Sacco tem se dedicado à música e ao ensino com especial carinho pelas bandas de música. Na Era de Ouro das big band e orquestras de dança, Sacco foi trompetista da Orquestra Sul América de Jaboticabal (fins dos anos 50 e início da década de 60). A partir de 1962 passou a integrar o naipe de trompetes da Banda Sinfônica da Polícia Militar de São Paulo, onde se aposentou em 1991 como Maestro Geral e Comandante do Corpo Musical. A Banda Sinfônica do Estado de São Paulo foi criação sua, tendo sido seu regente 1982 até 1987. Na década de 90 criou o Forte das Artes, escola de música que se tornou referência ao promover curso de regência com Eleazar De Carvalho, um dos maiores maestros do século XX.

Dr. Pedro Persone: Dr. Pedro Persone iniciou seus estudos no Conservatório de Tatuí. Graduou-se em Cravo pela Unicamp. Participou de vários cursos no Brasil, em Portugal, na França e na Itália. Continuando seus estudos na Europa, em 1977 estudou na École Nationale de Musique de Bobigny, França. Estudou Cravo e Fortepiano, em 1988, na Academie voor Oude Muziek, Amsterdam. Participou do "Primer Curso de Música Barroca Ciudad de Segovia", na classe de fortepiano (França). Persone foi o primeiro a reintroduzir o piano histórico ou fortepiano no circuito musical brasileiro da atualidade. Sua discografia conta hoje com sete Cds, quatro editados no Brasil, um nos Estados Unidos e dois em Portugal. Atualmente, no Instituto de Artes da Unesp, Persone desenvolve pesquisa de pós-doutorado.

CONFIRA AS FOTOS NO JORNAL IMPRESSO.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade