Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

17/08/2012

Manual da Saúde é lançado pelo MP em Penápolis e na comarca

DA REPORTAGEM

O Ministério Público de Penápolis realizará o lançamento de uma cartilha voltada para a orientação da população sobre as principais dúvidas relacionadas à saúde na cidade e também na comarca. O “Manual Básico de Saúde Pública” contém as principais informações sobre os direitos que as pessoas têm relacionados à saúde pública, esclarecendo dúvidas sobre procedimentos e agilização dos processos. A cartilha é única no Ministério Público de São Paulo e foi elaborado pelos promotores Adelmo Pinho, Marcelo Sorrentino Neira, Dório Sampaio Dias, Fabiano Pavan Severiano e Fernando César Burguetti, que integram o MP de Penápolis e Comarca. Além deles, o livro também possui como autora a coordenadora do Programa Municipal de Saúde Bucal de Penápolis, Lenise Patrocínio Pires Cecílio. Dentre os assuntos contidos na cartilha estão temas como os direitos da população sobre a saúde pública, o direito á saúde da criança e do adolescente, à gestante, ao idoso, direito ao tratamento odontológico, os deveres do paciente, entre outros. Para o promotor Adelmo Pinho, a cartilha deverá ser um grande instrumento de orientação. “Este material é voltado para aqueles que necessitam saber mais sobre seus direitos e deveres, fazendo com que os mais humildes também tenham direito a um atendimento de qualidade, garantindo sua saúde”, comentou. De acordo com ele, muitas pessoas acabam procurando o Ministério Público para tirar dúvidas quanto a problemas relacionados à saúde pública, portanto, o manual, servirá como uma fonte de informação para a pessoa que necessite. “Normalmente quem tem algum problema são pessoas mais simples, por isso a cartilha possui uma linguagem bastante didática facilitando o entendimento e, garantido que a dúvida seja sanada”, explicou. Para facilitar ainda mais seu entendimento, a maioria dos assuntos tratados na cartilha, são relacionados à Comarca, mas também possui questionamentos sobre o Estado e do País. “Normalmente são casos que chegaram ao nosso conhecimento e chamou a atenção, sendo as principais dúvidas de pessoas que passam pelo problema, mas não sabem como solicitar ajuda”, ressaltou.

Lançamento
O Lançamento oficial da cartilha acontece na noite de hoje durante o encerramento da 3ª Semana do Bebê, que acontece no Teatro Lúmine a partir das 19h30. Durante o evento estarão disponíveis alguns exemplares, mas a grande maioria dos dois mil que foram impressos inicialmente, serão distribuídos nas prefeituras de cidades da comarca, conselhos tutelares, entidades assistenciais e diversas outras entidades e órgãos da comarca que estejam diretamente ligados às pessoas carentes de cada município. “Principalmente aos agentes do Programa Saúde da Família, pois são eles quem tem o contato direto com famílias para qual a cartilha poderá ter grande utilidade”, disse. A primeira tiragem foi patrocinada pelo Centro Universitário Toledo de Araçatuba e pelo próprio Ministério Público, mas a ideia é de que haja mais patrocinadores futuramente para que as cartilhas possam ser entregues para a maioria das famílias de todas as cidades da comarca. O interesse dos autores é de que a ideia ganhe as demais comarcas do Estado, tornando a cartilha algo acessível para toda a população de São Paulo. (Rafael Machi) 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade