Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

17/01/2014

Manifestação em Avanhandava pede mais segurança

Rafael Machi
Detalhes Notícia
Participaram da manifestação, idosos, adultos e crianças com cartazes com pedidos de paz

DA REPORTAGEM

 

Uma manifestação foi realizada na manhã de ontem na cidade de Avanhandava para reivindicar mais segurança no município. Segundo a PM, cerca de 200 pessoas aderiram ao movimento, sendo a maioria de comerciantes. Durante a ação quatro pessoas foram detidas pela Polícia Militar, entre eles o presidente da Acia (Associação Comercial e Industrial de Avanhandava), Everaldo Brito. Os estabelecimentos comerciais localizados na área central da cidade mantiveram suas portas fechadas para participar do movimento de reivindicação de mais segurança no comércio, que tem sido alvo de roubos nos últimos meses. As atividades foram retomadas no período da tarde. A concentração ocorreu na praça Santa Luzia, para pedir "paz", os manifestantes se vestiram de branco e levaram diversos cartazes com frases pedindo melhorias na Polícia Militar e Civil do município, tais como mais patrulhamento ostensivo, aumento de efetivo nas ruas e também nos trabalhos administrativos. Um abaixo assinado com as reivindicações da população que foi promovido durante o encontro, será encaminhado para as autoridades locais. A manifestação objetivou chamar a atenção das autoridades, mostrando o desejo dos cidadãos de ter maior segurança na cidade, que atualmente possui quase 13 mil habitantes. Após a concentração ocorrida na praça central, os manifestantes acompanharam um carro de som em uma caminhada pela rua Boa Vista até o terminal Rodoviário da cidade. Durante o trajeto os manifestantes gritavam pedidos de justiça e mais segurança, e recebiam o apoio das pessoas que os aplaudiam. A Polícia Militar com apoio da Força Tática de Araçatuba e da Polícia Rodoviária acompanhou a manifestação e auxiliou com o bloqueio do trânsito para que os manifestantes circulassem pela rua.

 

Detidos

A única intervenção feita pela polícia durante o ato foi no início da manifestação. Logo pela manhã, o presidente da Acia, junto com três pessoas, teria fechado a estrada Armando Viana Egreja, na entrada de Avanhandava e colocado sobre a pista pneus em chamas, bloqueando o tráfego de veículos. Policiais Militares estiveram no local e liberaram a pista, depois que uma unidade do Corpo de Bombeiros de Penápolis foi acionada para conter o fogo. Os quatro envolvidos na ação foram detidos e levados para a Delegacia de Avanhandava para prestar mais esclarecimentos. De acordo com o delegado que está respondendo pelo município, Nivaldo Martins Coelho, os quatro envolvidos foram detidos por prejudicarem o direito de ir e vir da população. O local onde ocorreu a paralisação do tráfego foi considerado de risco, pois está próximo a uma curva. "Lá não havia nenhuma sinalização, e ficava próximo de uma curva, colocando em risco a integridade física das pessoas que transitavam por ali", comentou. A Polícia Civil vai instaurar inquérito para investigar o caso. "Além do testemunho policial ainda temos imagens que o setor de inteligência da polícia realizou, o que comprova a participação dos acusados, apesar de negarem, usaremos tudo isso para tomarmos as medidas cabíveis", ressaltou. Apesar do problema registrado, a Polícia Militar avaliou a manifestação como positiva. Segundo o comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar de Penápolis, capitão Luiz Antônio Flauzino, toda a manifestação ocorreu de forma ordeira. "Queremos ressaltar que a população pode ficar tranquila que tomaremos todas as medias possíveis para que o policiamento na cidade seja reforçado, no entanto, enalteço que as estatísticas policiais apresentadas para o município estão sobre controle para uma cidade do porte de Avanhandava, sendo que neste ano, por exemplo, registramos apenas dois casos de roubos no município", ressaltou.

 

Agredido

Entre os casos de roubo registrado neste mês, está o do aposentado de 77 anos que foi agredido pelos bandidos durante a ação. Eles levaram um molho de chaves de uma padaria, uma bolsa e outros pertences da vítima. O caso foi registrado na última sexta-feira (3) e no domingo seguinte (5) a polícia registrou um furto ocorrido na padaria pertencente ao aposentado. Na ação, não houve sinais de arrombamento o que leva a polícia a crer que os bandidos usaram as chaves do estabelecimento furtadas dois dias antes. A Polícia Civil conseguiu identificar os suspeitos e prendeu dois deles. Um terceiro envolvido teve sua prisão preventiva decretada, mas até o fechamento desta edição ele ainda não havia sido capturado. Os acusados negam participação no crime, mas na casa onde foram capturados, os policiais encontraram a bolsa e as chaves da padaria. O inquérito sobre o caso permanece aberto e a Polícia Civil segue realizando as investigações. O capitão da PM, Flauzino, ressaltou que é importante que a população também ajude no combate ao crime. "Sempre pedimos para as pessoas denunciarem os crimes ocorridos, repassando informações que podem ajudar a polícia a esclarecer os casos e a prender os envolvidos. A denúncia pode ser feita de forma anônima para o 190", finalizou. (Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade