Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

25/01/2011

Mamografia: Unidade Móvel atende no Jardim Tropical

A Carreta da Unidade Móvel com Mamógrafo Digital do Hospital do Câncer de Barretos já está atendendo gratuitamente as mulheres na faixa etária entre 40 e 69, cadastradas e agendadas na região do Jardim Tropical. Até o próximo sábado, dia 29, a previsão é realizar 300 exames, sendo 50 por dia. Hoje as mulheres agendadas serão atendidas entre 14h e 19h30. De amanhã até sábado, os exames serão realizados entre 8h30 e 15h.
Para Janaína Faria, enfermeira responsável pelo programa em Penápolis, o primeiro dia (segunda-feira) foi bastante concorrido, sendo que até às 15h30 nenhuma paciente agendada havia deixado de comparecer ao local para realizar o exame. “Esperamos que o comparecimento das mulheres dessa região (Tropical) atenda as expectativas e consigamos atingir a meta de 100% dos exames”, disse a enfermeira, bastante otimista com a clientela daquela área.
Conforme divulgado no início do programa, os exames serão feitos somente na região de abrangência da paciente, com agendamento prévio e apresentação de cópias do CPF, RG, além do comprovante de residência e cartão do SUS (Sistema Único de Saúde). A carreta está instalada defronte a EMEF Montaha Gibara Ayub, no Jardim Tropical.

Jardim Eldorado
A enfermeira Janaína Faria, do Hospital do Câncer de Barretos, informou que a primeira etapa do programa no Jardim Eldorado, onde existem 1644 mulheres cadastradas dentro da faixa etária exigida para os exames, 936 delas passaram pelo mamógrafo digital. “No período de 16 a 20 de maio vamos promover uma nova fase de exames, quando pretendemos atingir todas as mulheres daquela região. Faremos agendamento para 100 exames diários no Jardim Eldorado”, explicou Janaína.
Nos dias 16 e 17 de maio o atendimento será das 13h às19h30, enquanto nos dias 18, 19 e 20 as mulheres serão agendadas para o período das 8h30 às 15h. Embora exista a divulgação do programa através dos agentes comunitários, das emissoras de rádio da cidade, dos jornais e alguns clubes de serviços, o Hospital do Câncer quer fazer com que o atendimento atinja o maior número de pessoas.
“Gostaria que toda comunidade se envolvesse numa grande corrente para ampliar a divulgação do programa. As igrejas, associações de bairros, empresas, entre outras instituições, podem nos ajudar nessa proposta de realizar gratuitamente,em mulheres na faixa etária de 40 a 69 anos, o exame preventivo”, pediu a enfermeira.
A carreta cedida pelo Hospital de Câncer de Barretos, com equipamentos digitais de última geração, ficará disponibilizada em Penápolis até final de abril e atenderá todas as regiões da cidade. Com o encerramento do atendimento no Jardim Tropical, no sábado, a unidade segue para o Residencial Sílvia Covas, onde o atendimento se dará nos dias 31de janeiro (das 13h às 19h30) e 01 de fevereiro (das 8h30 às 15h).

Serviço
A Administração Municipal, através da equipe do Programa Saúde da Família, está informando a comunidade sobre o benefício do exame, que é realizado através de equipamentos de última geração. Por se tratar de aparelhos digitais e tecnologia avançada, o câncer poderá ser descoberto numa fase bem inicial, facilitando o tratamento. Em casos de detecção de suspeitas ou problemas na mamografia, a paciente será encaminhada para o Hospital de Câncer de Barretos ou Jales. 

Secom– PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade