Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

22/11/2018

Mais Médicos: Penápolis terá dois novos profissionais

DA REPORTAGEM

Para suprir a falta de profissionais que o Mais Médicos teve com a saída de Cuba do programa do Governo Federal, o próprio governo anunciou nesta semana a abertura de vagas com novas inscrições voltadas para médicos brasileiros com CRM Brasil ou com diploma revalidado no país. Penápolis, que havia sido prejudicada com a saída de dois médicos Cubanos ao fim da parceria entre os dois países, poderá ter seu quadro restituído com dois novos médicos através do anuncio feito sobre o programa. 
Dentre as mais de 8,8 mil vagas abertas em todo o país, o que deve beneficiar mais de 2,8 mil cidades, 53 delas são destinadas à região de Araçatuba, cidade que deve receber 23 médicos através da remodelação do programa.
Na comarca de Penápolis, ainda devem ser beneficiadas as cidades de Braúna e Glicério, com um médico cada.
Em todo o estado de São Paulo serão 1,4 mil vagas. As inscrições para os profissionais interessados em participarem do programa foram iniciadas nesta quarta-feira (21) e vão até o dia 25. De acordo com o Ministério da Saúde, os profissionais habilitados podem se inscrever por meio do site maismedicos.gov.br. O início das atividades está previsto para 3 de dezembro. Em nota, o Ministério afirma que o “edital é a medida emergencial adotada pelo governo brasileiro para garantir a assistência em locais que contam com profissionais de Cuba, após o comunicado da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) no qual o governo cubano informa que encerrou a cooperação no programa Mais Médicos”, diz a nota.
O ministro da Saúde, Gilberto Occhi, detalhou o novo edital do programa e informou que caso as vagas disponíveis não sejam preenchidas elas serão oferecidas, por meio de um novo edital a ser lançado no próximo dia 27.
O prazo para que os médicos assumam os novos postos de trabalho é curto, segundo o ministro, para evitar que a população fique desassistida após o anúncio do governo cubano de sair do programa no Brasil, por discordar de exigências feitas pelo governo eleito de Jair Bolsonaro. Com isso, mais de 8 mil médicos cubanos que atuavam no programa vão deixar o país.
Os médicos aprovados deverão se apresentar nos municípios escolhidos a partir do dia 3 de dezembro para homologar a contratação e começar a trabalhar. O prazo final para que os aprovados se apresentem é dia 7 de dezembro, às 18h, ou serão eliminados do processo e a vaga será disponibilizada novamente no sistema de inscrição do Ministério da Saúde. 

(Rafael Machi – com informações EBC)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade