Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

29/03/2007

Mais de 400 pessoas prestigiam palestra de presidente da Udop

Detalhes Notícia

Foi considerada um sucesso a palestra realizada na noite da última terça-feira, 27, com o presidente executivo da Udop, Antônio César Salibe. O evento, que ocorreu no Teatro Lúmine, reuniu mais de 400 pessoas, lotando o recinto. A promoção foi da Funepe (Fundação Educacional de Penápolis) com apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente.

A presença do presidente da Udop, que abordou o tema “Perspectiva de Crescimento do Setor Sucroalcooleiro no Oeste Paulista”, marcou a Aula Magna do novo curso da Funepe, Gestão do Agronegócio, além dos cursos de Administração e Ciências Contábeis.

Participaram da abertura o vice-prefeito de Penápolis, José Carlos Aguirre Monteiro, representando o prefeito João Luís dos Santos (PT) que estava em viagem de trabalho; o presidente da Funepe, José Carlos Duarte Pinheiro; o diretor da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras, Artur Antônio Andreata; a coordenadora do curso de Gestão do Agronegócio, Fabiana Ortiz Tanoue de Mello; e o coordenador dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, Márcio Vieira Borges.

 

Convite

O palestrante Antônio César Salibe disse que recebeu com alegria o convite para falar aos penapolenses sobre sua área. “Até cancelei alguns compromissos para estar aqui. É um motivo de orgulho para mim” – afirmou.

Salibe revelou que seu interesse em participar ocorre em função da iniciativa se encaixar perfeitamente nos propósitos da Udop. “A União dos Produtores de Bioenergia é diferenciada das demais entidades do setor porque é uma entidade de serviço. Nossa meta é capacitar profissionais” – disse.

“Sabemos que hoje o setor está crescendo muito rapidamente e temos que treinar mais profissionais. Nos próximos cinco anos precisamos capacitar 50 mil pessoas para o setor sucroalcooleiro”.

O presidente comentou que a questão de capacitação deste enorme contingente de pessoas é um desafio. “Para se ter uma idéia, esta foi a marca de 21 anos de atuação da Udop, e agora precisamos que outros 50 mil profissionais sejam treinados em apenas cinco anos. Para isso contamos com a ajuda de parceiros, como a Funepe, por exemplo”, citou o palestrante.

E concluiu: “Na minha ótica a maior ferramenta para que este setor continue crescendo como está previsto é capacitar desde o cortador de cana, desde o operacional agrícola, desde o operacional industrial até o diretor da unidade. Para mim este é o ‘pulo do gato’. Quem fizer isso estará na frente”, concluiu Salibe. Secom – PMP

Prefeitura fará Fórum Regional do Setor Sucroalcooleiro

 

Um dos grandes projetos do novo secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Penápolis, Eder Fonzar Granato, será a realização de um Fórum Regional do Setor Sucroalcooleiro na cidade. Para tanto diversos contatos já começaram a ser feitos pelo titular da pasta, que pretende promover o evento no próximo mês de novembro.

“Vivemos um momento muito bom no setor e nossa região é uma das que mais se destacam no Estado, por isso queremos aproveitar a oportunidade e reunir lideranças para debater o assunto, traçar metas e encontrar formas de trazer cada vez mais benefícios para o nosso produtor e toda a cadeia que acompanha esse desenvolvimento” – justificou Eder.

O secretário municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Turismo, Claudilei Rodrigues da Rocha, também está empolgado com as perspectivas e afirmou que a prefeitura deverá investir forte para fomentar a geração do emprego e renda.

“Estamos nos empenhando para que grandes conquistas se efetivem neste campo. Temos muitos contatos já engatilhados com empresas do setor e em breve estaremos anunciando para a população o resultado de todo este esforço da administração” – revelou Rocha.

“A realização do Fórum será uma complementação muito importante deste trabalho, por isso estamos atuando em parceria, englobando ainda a Secretaria Municipal de Planejamento, que deverá acompanhar de perto o processo para ordenar sobre todos os aspectos esse crescimento industrial que esperamos que se concretize”.

 

Liderança

Sobre a iniciativa da Prefeitura de Penápolis de realizar o Fórum Regional do Setor Sucroalcooleiro, o presidente executivo da Udop, Antônio César Salibe, considerou que Penápolis exercerá mais uma liderança.

“Enxergamos a cidade de Penápolis como líder em muitas coisas: é líder em turismo, em cultura, saneamento, enfim, tem liderança muito grande na região. E por sair na frente promovendo esse Fórum ou outros eventos do gênero, promovendo a difusão de informações e de tecnologias, certamente Penápolis será mais uma vez líder”, observou Salibe.

Ele complementou afirmando que o setor está em franca expansão em todo oeste do estado, e que os prefeitos que forem mais inteligentes, vislumbrarem oportunidades de negócios, vão propiciar o desenvolvimento tanto de indústrias, como de profissionais e capacitação de mão-de-obra.

“A Udop está à disposição para apoiar a Prefeitura nesta iniciativa. Acreditamos que são prefeitos como o de Penápolis que fazem a diferença, fazem acontecer, por enxergarem na frente” – finalizou.

Para a bióloga e empresária de laboratório Amilza Mendes Cunha, que há 28 anos atua no controle biológico da “broca da cana” junto à Usina Campestre, a proposta é excelente. “Nossa região está se transformando num pólo da indústria sucroalcooleira e isso deve ser reconhecido. Indústrias estão se fixando cada vez mais na região e é necessário que haja um debate para ordenar esta expansão”.

O mesmo pensa o usineiro Roberto Egreja: “Esse debate é uma grande oportunidade de reunirmos toda a sociedade para debater questões importantes, analisar os pontos positivos e negativos e uniformizar o discurso. Sabemos que existem setores que são contra o avanço da cultura da cana-de-açúcar, que existem aqueles que a defendem como a grande oportunidade econômica, enfim, essa é a hora de entrar num consenso e discutir. Além disso tem uma questão fundamental que é a mão-de-obra. Com o grande crescimento das empresas, ela pode não acompanhar. Vamos ter um crescimento tão grande nos próximos dois anos no setor que a gente se preocupa com a questão da qualificação profissional” – observou Egreja.

“Temos que discutir com responsabilidade o assunto, pois o setor sucroalcooleiro tem um papel preponderante no nosso cenário econômico e social; de 31% de vagas geradas no Estado de São Paulo, 30% foram do setor sucroalcooleiro. Nesta fase em que estamos o debate é fundamental”.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade