Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

03/06/2010

Mais de 108 mil alunos procuram o Fies

DA REDAÇÃO
 
No primeiro mês de inscrições para o Financiamento Estudantil (Fies), 108,7 mil alunos procuraram financiamento e, destes, 11.472 já assinaram o contrato. Os dados são da diretoria financeira do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia do MEC que opera o novo Fies desde 3 de maio. A grande procura pelo financiamento, segundo a secretária de Educação Superior do MEC, Maria Paula Dallari Bucci, se deve a uma série de fatores, entre eles, a liberdade que tem o aluno de pedir o financiamento a qualquer tempo e a redução da taxa de juros de 6,5% ao ano para 3,4%.
Dados do sistema eletrônico de inscrições do Fies mostram que além dos estudantes que já obtiveram o financiamento, 11,1 mil estão com processos em análise na Caixa Econômica Federal, 17,7 mil estão sendo avaliados pelas comissões permanentes de supervisão e acompanhamento (CPSA), obrigatórias em cada instituição de ensino superior privado, e 63,5 mil alunos estão preenchendo dados no sistema. Outros 1.666 pedidos de financiamento foram validados pelas Cpsa e estão prontos para serem enviados para a Caixa, e 3,1 mil alunos precisam complementar dados de acordo com a CPSA. Para a secretária de Educação Superior do MEC, os primeiros dados sobre a procura pelo financiamento trazem informações importantes. Além do acerto do programa ao abrir as inscrições em fluxo contínuo, o Fies também reflete positivamente dentro das instituições de ensino superior melhorando a qualidade dos cursos. Como o Ministério da Educação definiu que só financia cursos com conceitos três, quatro e cinco, a qualidade da oferta da educação superior tende a melhorar. Neste momento, as instituições redefinem os cursos e se concentram nas áreas onde estão melhores, explica Maria Paula. “Quem ganha são os alunos e o país.” O diretor financeiro do FNDE, Antonio Correia Neto, explica que a contratação de mais de 11 mil financiamentos em menos de 30 dias mostra que as mudanças foram bem recebidas pelos universitários e instituições. O FNDE já tem garantidos recursos no orçamento para 125 mil contratos e solicitou crédito adicional para outros 75 mil, segundo Antonio Correia Neto.
VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade