Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

24/06/2017

Mais de 1.000 alunos fazem uma viagem espacial pelo Planetário

Imagem/Secom – PMP
Detalhes Notícia
Em fila, alunos se organizam para início da viagem espacial no Planetário

Uma enorme cápsula inflável foi montada no ginásio de esportes da Escola Municipal “Profª. Marilena Cipriano Pereira”, no Jardim Eldorado, aguçando a curiosidade dos passantes. Mas quem aproveitou a novidade foram mesmo os alunos da rede municipal. As crianças estiveram a bordo dessa grandiosa cápsula, também chamada de Planetário Móvel, para uma divertida viagem espacial. 
O Planetário Móvel esteve no ginásio da escola na última terça-feira, 20, e foi visitado por mais de 1000 alunos que fizeram uma viagem espacial simulada pelo universo. Lá, eles aprenderam sobre os planetas, o sol, a lua, as constelações, cometas, estrelas cadentes e orientação sobre a importância em cuidar do Planeta Terra. 
A bordo da grande cápsula, as crianças estiveram num ambiente de imersão, com projeção de vídeos abordando conhecimentos de Astronomia, Biologia, Meio Ambiente e Sustentabilidade. Dessa forma, o planetário dá nova dimensão ao conteúdo aprendido em sala de aula, fazendo com que a construção do conhecimento proporcione também divertimento. 
Essa viagem espacial foi mais uma ação do Programa “A União Faz a Vida”, realizado em parceria pela Secretaria Municipal de Educação, com a cooperativa de crédito e investimentos Sicredi Alta Noroeste SP e Sescoop/SP (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo). 
Além de proporcionar uma atividade de divulgação científica, o Planetário Móvel fornece elementos para que professores e alunos possam refletir sobre aos padrões de consumo da sociedade atual, a pressão provocada sobre ecossistemas e o esgotamento de recursos naturais.

União 
O Programa “A União Faz a Vida” iniciou suas atividades em Penápolis no ano passado, pela Emef Integral “Profª. Darcy Aparecida Buranello Marin”, no bairro Sílvia Covas. Ele tem o objetivo de promover a educação cooperativa formando cidadãos empreendedores. Dessa forma, os próprios alunos propõem os projetos que são realizados na escola, junto com a comunidade, de acordo com a investigação que eles fizeram e identificaram as reais necessidades. 
Neste ano, houve uma expansão do programa para a Emef “Profª. Marilena Cipriano Pereira”, no Jardim Eldorado e também nas Escolas de Educação Infantil “Sílvia Covas” e “Branca de Neve”, na Cidade Jardim. 
Os professores envolvidos recebem assessoria pedagógica e material de apoio da Sicredi para trabalhar o programa com as crianças. Em contrapartida a escola realiza as inspeções investigativas e o município fornece o suporte para o desenvolvimento do programa. 
Além dos alunos das escolas participantes do programa “A União Faz a Vida”, também puderam conferir o Planetário, os alunos das escolas municipais “Profº.Armelindo Artiolli”, “Dr. Mário Sabino” e “Marcos Trench”. 
No ano passado, o Programa trouxe para Penápolis o espetáculo de teatro “2 por 4”, do grupo paulista Esparrama, que foi apresentado para os alunos da Escola “Darcy Buranello”, que puderam conhecer um pouco mais sobre a música erudita.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade