Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

07/04/2018

Mães reclamam da falta de pediatra na UBS do Silvia Covas

Imagem/Rafael Machi
Detalhes Notícia
UBS do bairro Silvia Covas ficou sem pediatra depois que médica pediu afastamento

DA REPORTAGEM

Diversas mães de crianças moradoras do bairro Silvia Covas, em Penápolis, estão insatisfeitas com a falta de médico pediatra na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro, depois que a pediatra que atendia na unidade pediu afastamento. Ela foi citada como um dos profissionais que atendeu o bebê Hector Lorenzo Teixeira Triveloni, de um ano de idade, no Pronto Socorro e na Santa Casa, e que morreu no último dia 18 por causas desconhecidas.
O ocorrido foi muito debatido na Câmara Municipal, havendo críticas e defesa por parte dos vereadores.
Por conta da situação, a pediatra pediu afastamento da prefeitura, deixando de atender nas UBS do Silvia Covas e também do Jardim Del Rey. Sua saída foi lamentada por muitas mães que tinham seus filhos atendidos pela profissional. Na última segunda-feira (02), uma delas usou a tribuna da Câmara para defender a médica. Ela informou que muitas outras mães lamentaram a forma como a pediatra foi julgada, pois ela é uma excelente profissional. Ela agradeceu todo o empenho da médica pelo cuidado que teve quando atendeu seu filho. “Tenho muito que agradecer, pois se não fosse o carinho e à atenção dela meu filho estaria morto”, citou uma das mães durante sessão da Câmara. A mesma opinião foi compartilhada por outras mães do bairro. 
Ainda no bairro Silvia Covas, muitas mães reclamaram que desde que a médica se afastou, uma semana após o ocorrido, a UBS deixou de realizar atendimento pediátrico. Algumas mães que conversaram com a reportagem do DIÁRIO DE PENÁPOLIS disseram que seus filhos precisam ser atendidos por um pediatra, mas isto não tem acontecido. Elas citaram que parte das consultas estão sendo agendadas na Macro I, no Jardim Eldorado, mas que muitas delas não possuem condições de levar seus filhos até a unidade que fica distante, e elas não possuem opção de transporte adequado. 
Algumas mães disseram que chegaram a procurar o Pronto Socorro para atendimento, já que o hospital possui transporte através de ambulância, mas que o mesmo fica limitado, pois só levam para o atendimento médico, depois não têm como retornar para casa. Elas pedem que a médica que pediu afastamento voltem a atender, mas se ela não quiser, que coloquem outro pediatra para substituí-la na unidade, pois muitas mães de baixa renda terão opção para atendimento pediátrico, não sendo necessário percorrer longa distância com crianças de colo. 

Prefeitura
A Prefeitura de Penápolis, através da Secretaria de Saúde, confirmou que a médica pediatra que atendia na UBS pediu afastamento por questões pessoais. A pasta confirmou também que o atendimento foi suspenso nesta última semana por falta de profissional pediátrico e que os atendimentos previstos para a unidade estavam sendo transferidos para outras mais próximas.
A Secretaria de Saúde confirmou também que, na próxima semana, o atendimento estará normalizado através de outro profissional.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade