Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

11/03/2016

Médico Urologista inicia atendimentos pela Unimed

Imagem/Rafael Machi
Detalhes Notícia
O médico urologista Maurício Tunes iniciou recentemente seus atendimentos em Penápolis

DA REPORTAGEM

A Unimed de Penápolis já conta com o atendimento do mais novo médico especialista em Urologia, Maurício Zambaldi Tunes, que compõe o quadro médico da Unimed e realiza seus atendimentos no Centro Médico da Santa Casa de Penápolis. Ele atende os conveniados Unimed, e também através de convênio da Santa Casa e particulares e na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) da Santa Casa local. Maurício, que é natural de Birigui, está muito contente em poder atuar em Penápolis.
Segundo ele, a cidade oferece boas oportunidades e necessita de mais profissionais para atendimento das pessoas. “Percebo que Penápolis é uma cidade que tem se desenvolvido muito, por isso, existe sempre a necessidade de mais profissionais atuando nas diversas áreas da medicina, já que o atendimento médico de qualidade é algo que a população exige, por isso estou muito contente em poder contribuir com as pessoas em minha área aqui nesta cidade”, comentou.
O médico urologista formou-se em Medicina pela Faculdade Estadual de Medicina de Marília, com especialização em Cirurgia Geral em São Paulo e em Urologia em Curitiba. Ele trabalhou ainda como Tenente Médico da Aeronáutica, em seguida cursou cinco anos de Pós-graduação, realizando intenso treinamento em cirurgias urológicas, estando apto a realizar procedimentos de grande porte e alta complexidade, seja por via aberta, endoscópica ou videolaparoscopica.
O especialista trabalha também com diversos tipos de tratamentos, como a Litotripsia Extracorpórea, que é o procedimento usado para fragmentação de cálculos urinários por meio de ondas sonoras. A Ureteroscopia, que é a endoscopica das vias urinárias, utilizando-se de aparelhos semi-rígidos e flexíveis capazes de fragmentar e retirar cálculos.

Urologia
A urologia é a especialidade médica que estuda as alterações dos aparelhos urinários masculinos e femininos, como o câncer de próstata, rins, bexiga e testículos; formação e tratamento dos cálculos renais; incontinência urinária, impotência sexual entre outros.
Segundo ele, ainda existe um grande tabu sobre médicos urologistas, principalmente em relação aos homens. “Entretanto, este tabu vem sendo vencido aos poucos. Muitas pessoas estão se conscientizado sobre a importância desta especialidade, o que tem aumentado a procura pelos profissionais a fim de se evitar muitas doenças ou realizar seus devidos tratamentos de forma correta”, afirmou.
Entre os problemas citados por ele e que são bastante comuns nos consultórios urológicos está a Hiperplasia Prostática Benigna (HPB). Trata-se do crescimento benigno da próstata, um evento inevitável ao envelhecimento com inicio após a terceira década de vida, podendo atingir até 90% dos homens após os 80 anos de idade. “Entre os sintomas deste problema está a diminuição do jato urinário, sensação de esvaziamento incompleto e lento da bexiga, vontade frequente de urinar e, às vezes, urgência miccional. Além disso, muitas pessoas queixam-se da necessidade de despertar diversas vezes durante a madrugada para urinar”, explicou.
Segundo ele, como este processo de adoecimento acontece de forma lenta e progressiva, muitos pacientes não percebem a piora na qualidade da sua micção. Atualmente, explica o especialista, existem diversos tratamentos para a HPB, como medicações, cirurgias endoscópicas e pouco invasivas e por fim, cirurgia convencional. Todas estas terapêuticas estão bem estabelecidas no meio médico e proporcionam uma melhora significativa na qualidade de vida dos pacientes.

Atendimento
Além de Penápolis, Maurício Tunes atende também em Araçatuba.
Para os conveniados da Unimed Penápolis que desejam agendar consulta com o especialista, basta entrar em contato com o Plano para as devidas providências. As demais pessoas, é necessário agendar consulta através do telefone 3654-2210, ou diretamente no Centro Médico da Santa Casa de Penápolis, onde os atendimentos são realizados.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade