Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

26/08/2017

Luto: Morre Salman Houmsi aos 73 anos

Imagem/Divulgação Câmara
Detalhes Notícia
Em 2005, Salman recebeu o Título de Cidadão Penapolense pela Câmara Municipal

DA REPORTAGEM

O empresário Salman Chehazeh el Houmsi, de 73 anos, faleceu às 6h30 desta sexta-feira (25) no hospital Unimed de Penápolis,  onde estava internado devido a grave enfermidade.
Salman era proprietário da rede de postos de combustíveis Caneco de Ouro e se tornou conhecido na cidade por conta de seus empreendimentos.
Segundo o que foi apurado pela reportagem, Salman enfrentava, há alguns anos, grave enfermidade, sendo necessários diversos tratamentos.
O seu corpo foi velado durante a tarde de sexta-feira no Bom Pastor Memorial, onde se despediram familiares, inúmeros amigos e empresários. Salman era muito estimado, e para homenageá-lo foram enviadas muitas coroas e vasos de flores por aqueles que queriam externar a  sua tristeza. O seu sepultamento  aconteceu às 17h00 no Cemitério Jardim da Paz.

Trajetória
Salman Chehazeh el Houmsi nasceu em 29 de setembro de 1943 em Sueda, na Síria, filho do funcionário público Chehazeh Homsi, e da dona de casa Chafica Homsi.
Caçula dos irmãos, começou a trabalhar ainda criança, aos 8 anos de vida, com o enchimento de muringas e jarras de água. Entre os 12 e 14 anos, mesmo tendo que estudar  pela manhã e à tarde, aproveitando o intervalo do almoço para trabalhar. Na adolescência trabalhou também como ourives. Fundia de 10 a 12 quilos de ouro por dia, grande parte na produção de libras inglesas.
Dos 15 aos 22 anos conciliou a atividade de ourives com a profissão de jogador de futebol, atuando como zagueiro profissional, entretanto, sem receber salário.
Aos 23 anos de vida, após 15 anos trabalhando no mesmo local como ourives, decidiu deixar sua terra natal e buscar outros negócios no Brasil, chegando em janeiro de 1968  em Penápolis onde tinha um tio.
Salman trabalhou alguns dias contando e amarrando sacolas na antiga Sacotem, mas seu talento para comerciante falou mais alto. Mudou-se para o Espírito Santo, onde morava o Tio Salman e iniciou no trabalho de mascate. Comprava produtos de armarinho na rua  25 de Março em São Paulo, realizando viagens que duravam 24 horas, e vendia de porta em porta na cidade de Colatina, no Espírito Santo. Em seis meses já comercializava no atacado através de sua empresa Armarinhos São Jorge. 
No início da década de 70 retornou a Penápolis.  Arrendou da Shell o posto de combustíveis construído por seu tio Salim, denominando-o Auto Posto Caneco de Ouro, em homenagem a conquista da Copa de 70 pelo Brasil, inaugurando em 28 de janeiro de 1971.
Com uma pequena estrutura, Salman trabalhava de frentista  a administrador do Caneco de Ouro, morava e se alimentava em pensão. Dois anos depois comprou o prédio do posto e criou a Transportadora Salman.
Em 1979, durante  visita à sua terra natal, Salman conhece Zeibah Chamie Houmsi , a Rimon, e decidiram se casar após 10 dias de namoro. O casal teve quatro filhos, Adriana, Cristina, André e Marcelo.
Dez anos após inaugurar o Caneco de Ouro, ele abril a filial na Avenida Bento da Cruz, e posteriormente, em 1983, abriu a terceira filial, na Avenida Luís Osório, o Posto Cipel.
Empresário de notável visão e dedicação aos  negócios, Salman ampliou os ramos de investimentos, tornando-se grande produtor de cana de açúcar através das Fazendas Santo Antônio  e São João, em Penápolis e Glicério e pecuarista pela Fazenda São Jorge em Ribas do Rio Pardo, no Mato Grosso do Sul.

 (Rafael Machi – Colaboração AI/Câmara)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade